Conexão Lapônia
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Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 05 I 17.04.2023 |
Fechamos o primeiro trimestre do ano e quanta coisa já aconteceu nestes três meses, não é mesmo?
O Conexão Lapônia tem este propósito: compartilhar fatos, notícias e conquistas. Discutir temas importantes com todos que fazem a Lapônia ser referência na rede Volvo. Trazemos temas dos negócios, mas também falamos sobre valores. Como o apoio aos jovens do projeto Pescar e sua contribuição para a empresa. A importância do desenvolvimento das pessoas para realização profissional e pessoal. E muito mais assuntos de interesse.
Não deixe de ler e participar do Quiz.
Boa Leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 9 minutos
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Prioridade são as pessoas
"Investir em pessoas tem sido a nossa prioridade. Treinar, desenvolver, dar oportunidades e reconhecer. Nosso Centro de Treinamento é uma referência na rede Volvo. Temos instalações, recursos e um time de alto nível para capacitar nossas equipes e apoiar os clientes. Parcerias como a do Senai também estão contribuindo no desenvolvimento das competências. Mas nosso propósito vai além do técnico. Ao longo do ano, oferecemos um calendário de oportunidades de desenvolvimento para que cada funcionário trace seu plano de carreira e se prepare para avançar na sua jornada profissional. Além dos treinamentos formais, acreditamos nas rodas de conversa entre as lideranças e suas equipes e no programa Cá Entre Nós, para promover um diálogo transparente e maduro, visando atingir não apenas os objetivos da empresa como também os objetivos pessoais. Por isso, não perca nenhuma oportunidade de desenvolvimento. É o caminho mais certeiro para avançar na sua trilha de carreira."
Mônica Beckert
Diretora Geral
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Você sabe o que é a pesquisa Worthix?
Para quem ainda não conhece, é a plataforma de pesquisa usada pela Volvo mundialmente na rede de concessionários, para identificar a experiência dos clientes com a marca e os serviços. “É uma tecnologia muito importante para acompanharmos a jornada do cliente, desde a intenção de compra até o uso de um dos nossos serviços”, explica Marcio Guimarães, da área de Sustentabilidade.
A emissão de uma nota fiscal identifica o momento do contato do cliente com uma das unidades e o tipo de serviço realizado, abrindo caminho para os consultores entrarem em contato com o cliente para avaliação do serviço prestado e a sua percepção da marca. “O objetivo é assegurar a melhor experiência possível para que o cliente seja fiel à Lapônia”, complementa Marcio.
O Worthix tem sido fundamental para a melhoria da pontuação das unidades em satisfação dos clientes. Ribeirão Preto é um bom exemplo. Os resultados da pesquisa abriram caminho para um robusto plano de ações e o resultado foi excelente.
“Saímos de uma das últimas posições na rede e chegamos ao quarto lugar, avaliando os resultados da pesquisa com a tomada de ações em pessoas, processos e treinamento. Valorizamos o que temos de positivo e focamos no que podemos melhorar. Foi um trabalho de equipe. A meta agora é conquistar o primeiro lugar”, celebra Luiz Silvério, de Ribeirão Preto.
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Presença em feiras, foco no relacionamento com os clientes
Relacionamento com cliente é o diferencial competitivo da Lapônia, e não é de hoje. A participação em feiras e eventos do setor tem mostrado o quanto os clientes valorizam conhecer as pessoas, produtos e serviços ao vivo. Por isso, anualmente a Lapônia investe num robusto programa de comunicação e marketing, priorizando a presença em feiras, exposições agropecuárias, seminários e visitas à fábrica.
Na região em que atuamos são vários os eventos, em especial ligados ao agronegócio, que atraem grande número de visitantes para conhecer as novidades do setor.
Só neste ano, a Lapônia já apresentou a nova linha Euro 6 na Coopershow, em evento da Raízen, na Festa da Uva e na Convergi, da Transportes Imediato. Ao longo do ano, ainda participaremos do Seminário da Udop e da Festa do Ovo em Bastos. Além de apresentar produtos e serviços, o Banco Volvo é um grande parceiro, apresentando soluções financeiras diferenciadas.
As feiras abrem grandes oportunidades para estreitar relacionamento, gerar conexões com futuros clientes, fazer negócios e plantar futuras vendas.

Marcos Monteiro
Comunicação e Marketing
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Cores nos meses, alerta para a saúde e prevenção
Colorir os meses para chamar a atenção sobre a saúde faz parte do calendário nacional. Outubro Rosa e Novembro Azul, contam com o apoio da mídia, empresas e instituições. Mas, os outros meses do ano também estão recebendo cores e alerta sobre a importância da prevenção. Em abril temos o Abril Azul, que traz a reflexão sobre o transtorno do autismo e o Abril Verde, destaque sobre a segurança no ambiente de trabalho.
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Volte ileso e com segurança
pra sua casa. Alguém te espera! |
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Mês da conscientização
do Autismo |
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A Lapônia tem procurado acompanhar o calendário e atrair a atenção de todos os funcionários, extensivo às famílias, sobre a saúde física e emocional. “Os jovens do Projeto Pescar têm se engajado conosco. Em março eles contribuíram na organização da campanha em prol de ONGs que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica", enfatiza Amanda Nabarrete. “Ao longo do ano, estarão conosco na conscientização de outras causas que merecem a atenção de todos”, complementa. |
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As colegas da unidade de Araçatuba, Taiane Oliveira e Solene Pereira durante entrega de doações no Centro de Referência da Mulher. Entre as principais necessidades estão produtos de higiene pessoal, roupas, alimentos, leite e fraldas infantis.
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O engajamento nos projetos e o exemplo de profissionais da Lapônia, contribuem na motivação e na autoestima desses jovens, para acreditarem em seu potencial, em seus sonhos.
Fernanda Antunes Paulo
Educadora Social
Projeto Pescar |
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Alimentação saudável com temperinho caseiro
Todos os dias às 6:30 da manhã elas dão início a uma verdadeira linha de produção para preparar as refeições que serão servidas na unidade de Itu. São cerca de 130 cafés da manhã e da tarde e em torno de 200 almoços e jantares. É a equipe da Cecília Marques, da Opennutri, composta por 8 pessoas, entre nutricionista, cozinheiros e assistente. Elas são responsáveis pela alimentação que é servida no restaurante para todos os funcionários, clientes e visitantes em passagem pela casa. “Evitamos o uso de alimentos processados, produzimos tudo aqui para oferecer uma comida saudável e equilibrada, com temperinho caseiro”, destaca. “Nas sextas-feiras é dia de celebrar a semana e oferecemos um agradinho que todos gostam muito, seja pastel, pizza ou hamburguer”, complementa.
Os restaurantes das demais unidades seguem o mesmo padrão de alimentação saudável e equilibrada, com gostinho caseiro.
O momento das refeições é muito importante. É a hora do lazer, do prazer. Momento de agradar os olhos e o paladar.

Cecília Marques
Opennutri
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Na borracharia, técnicos altamente qualificados
Uma ferramenta exclusiva da Michelin está fazendo a diferença nos serviços das borracharias de São Manuel e Regente Feijó. “É o Frota Certa, um software que monitora a vida dos pneus e emite informações como o momento de rodízio e de troca, por exemplo, trazendo vantagens para os clientes e para o nosso contato com o gestor de frota”, explica a Ádila Almeida, Gerente de Pneus.
É na borracharia que são realizados também os serviços de alinhamento e balanceamento, não apenas para os veículos Volvo como também multimarcas, o que exige alta qualificação dos técnicos. “Investimos nos treinamentos oferecidos pela Lapônia, mas também nos promovidos pela Michelin. São duas marcas de altíssima tecnologia e em constante evolução, nossos técnicos devem estar à altura”, complementa Ádila, 15 anos no Grupo e mais de 10 anos trabalhando com pneus.
"No último ano fiz mais de 20 cursos on-line e presenciais. Tudo é experiência. Quanto mais conhecimento, melhor para nós e para os clientes", explica Jean Santos, de São Manuel. |
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Foco nos benefícios da conectividade
Todos sabemos o nível avançado de tecnologia dos caminhões e ônibus Volvo e os benefícios da conectividade, em especial na redução do consumo de combustível. Porém, muitos clientes ainda não se conscientizaram sobre a importância de investir na ativação desse serviço. Por isso, desde o ano passado, foi criada uma área exclusiva de conectividade, justamente para incentivar o uso da telemetria. “Quando iniciamos, tínhamos 500 chassis ativos, fechamos o ano com 1.900”, conta Adnilson Barbosa, Gerente de Relacionamento com o cliente. O trabalho é realizado com o apoio de um consultor dedicado em gestão de frota, Cleber Luiz de Oliveira, que apoia os clientes com informações, orientações, treinamento e análise dos resultados. “O maior desafio é convencer o cliente sobre a importância de uma estrutura de apoio para acompanhar o desempenho de cada caminhão e dos motoristas e análise dos relatórios”, acrescenta.
Estamos focados em atingir a meta de 30% dos caminhões comercializados ter um pacote ativo. Acreditamos nos benefícios aos clientes. Vamos conseguir.
Adnilson Barbosa
Itu
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Jogo de futebol entre colegas para esfriar a cabeça
Na unidade de Ourinhos, duas vezes ao mês, a turma da oficina entra em campo para um joguinho de futebol. “É uma forma de fazer amizade e conhecer melhor os colegas”, nos conta Vitor Hugo da Silva, do Almoxarifado de Peças. “Nasci praticamente no campo, jogo futebol desde os 6 anos e por pouco não me tornei profississional”, explica. Mas acabou fazendo cursos para entrar no mercado de trabalho e conquistou uma vaga na Lapônia.
Há cerca de dois anos, convidou os colegas para um joguinho após o expediente e depois não pararam mais. E aconselha os que gostam de bater uma bolinha ou qualquer outro esporte a fazer o mesmo. “A gente se diverte e esfria a cabeça”, brinca.
A turma fica mais unida e coopera mais uns com os outros.

Vitor Hugo da Silva
Ourinhos
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Ensinando a pescar
“Dê ao homem o peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e ele se alimentará por toda a vida”. Este provérbio popular é a inspiração do Projeto Pescar que, através de educação e trabalho prepara jovens, com idade entre 16 e 19, para o mercado de trabalho.
Há dois anos a Lapônia é empresa mantenedora do Pescar em Itu. Além de apoiar a causa, oferece treinamento profissionalizante em mecânica veicular, oportunidade de vivenciar a rotina da empresa e participar de projetos. Com duração de um ano o programa é ministrado por colegas voluntários, com disciplinas que vão desde conhecimentos técnicos até autoconhecimento, ética, saúde, cidadania, empreendedorismo e sustentabilidade.
Um dos professores voluntários é o Marcus Abreu, Diretor Administrativo Financeiro. Ele leciona aulas de matemática básica e raciocínio lógico, conhecimentos de grande importância para toda jornada profissional.
Gosto muito de dar aulas e o Pescar está me dando o privilégio de ensinar e trocar conhecimento com a garotada, porque ensinando, aprendemos também.
Marcus Abreu
Itu |
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Responda a pergunta e concorra a brindes.
Veja aqui os felizardos que acertaram a pergunta do Quiz de março e foram sorteados:
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Kátia Bevivino
Itu |

Edmilson Ferreira dos Santos
Ribeirão Preto |

Marcelo Alberto de Souza
São Manuel |
Você pode ser o próximo!
Basta ler todas as matérias desta edição e responder à seguinte pergunta:
Qual o nome do software que monitora a vida útil dos pneus e emite informações que contribuem com a gestão da frota?
(A) Frota Certa
(B) Gestor de Frota
(C) Hora Certa

Lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
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Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
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Alex Eugênio Araraquara
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Amanda Nabarrete
Itu
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Andressa Todero Itu |

Felipe Mantovani
Araçatuba |

Josiane Colissi
Itu |

Marcos Monteiro Itu |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Taciana Forni
Ribeirão Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
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Queremos saber, o que você achou do Conexão?
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