Boletim eletrônico interno Lapônia
 |
|
Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 17 I 25.04.2024 |
Boas notícias
Mais uma edição cheia de boas notícias. Recebemos três importantes premiações da fábrica: Melhor em satisfação do cliente, Maior em venda de seminovos e o título de Concessionária do ano 2023. Como não ficar feliz com tantos reconhecimentos? Não deixe de assistir ao vídeo da diretora-geral, Mônica Beckert, agradecendo a todos pelo trabalho e comprometimento para essas conquistas. Ricardo Salata, diretor de Serviços, também aborda o tema na editoria Opinião.
A inauguração da nova unidade de Ourinhos, contou com a presença de mais de 400 convidados. Clientes e autoridades que prestigiaram o evento nem imaginaram que a mudança da casa antiga para a nova aconteceu num fim de semana, graças ao esforço de um time de colaboradores que não mediu esforços para que as novas instalações fossem abertas já atendendo os clientes.
Dentro da ideia de apresentar os departamentos, nesta edição, o destaque é o Jurídico, mas trazemos informações sobre saúde e segurança, Cá entre Nós e até homenagem a todos os colaboradores, através do colega Eurípedes Benedito, de Araçatuba, que faz aniversário dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador.
Parabéns a todos trabalhadores que fazem da Lapônia um referência em produtos, serviços e pessoas!!
Boa leitura a todos!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 11 minutos
|
 |
|
 |
“Estamos vivendo um período de muitas conquistas. Além de inaugurar as novas e modernas instalações da nossa casa em Ourinhos, acabamos de ser reconhecidos pela maior nota em satisfação do cliente da rede Volvo. Uma conquista que é mérito de todos que se comprometeram em recuperar um lugar que sempre foi nosso. São 13 anos em que a Lapônia é reconhecida a melhor em satisfação dos clientes. Deixamos escapar o título em alguns anos, mas com empenho, determinação e foco reconquistamos a nossa posição. Além desse reconhecimento, somos o grupo que mais vendeu veículos seminovos e eleitos pelos clientes como a melhor concessionária Volvo do Brasil.
Fazendo uma retrospectiva, muitos fatores nos levaram a essas conquistas: os investimentos em capacitação das equipes, o programa “Jeito Lapônia de encantar os clientes”, que reforçou os nossos diferenciais em serviços, o atendimento diferenciado aos clientes com plano de manutenção ouro, além da transparência no diagnóstico, no orçamento e na qualidade dos nossos serviços. Mas o maior diferencial é a dedicação dos times, que não medem esforços para satisfazer os nossos clientes.
Agora nossa responsabilidade é ainda maior para mantermos a posição de liderança. Uma responsabilidade que vai continuar exigindo o engajamento de todos, oferecendo aos clientes uma experiência agradável para gerar fidelização. Sempre com atenção à segurança do trabalho, cordialidade, agilidade e qualidade. Porque se temos o melhor pós-venda, temos também as melhores oficinas e, principalmente, as melhores equipes de serviços do Brasil.”
Ricardo Salata
Diretor Comercial de Serviços |
|
 |
|
 |
Regente Feijó é referência em saúde e segurança no trabalho
28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Abril é também símbolo da campanha “Abril Verde”, que promove a conscientização sobre a prevenção e a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Almoços especiais marcarão a data em todas as unidades, para comemorar os avanços na prevenção de segurança, a exemplo da prática do cuidado ativo, a apresentação de Kaizens, as reuniões diárias e a organização dos ambientes. “O incentivo e o apoio da alta direção, gerências e lideranças são essenciais para a transformação da cultura de segurança. É um valor inegociável em nossos processos”, ressalta Gabriel Prado, engenheiro de segurança do trabalho da Lapônia.
Essas práticas chamaram a atenção da fábrica. Foi o caso da visita da engenheira Edna Berg à unidade de Regente Feijó, que elogiou o comprometimento dos funcionários e o apoio das lideranças em todos os níveis. De fato, segurança faz parte da estratégia da empresa e caminha ao lado do Sistema Volvo de Produção (VPS), no desafio diário de fortalecer a cultura de segurança.
Existe um compromisso dos funcionários com a segurança em todos os ambientes. Além da prática diária do cuidado ativo, há um constante olhar sobre as condições de risco a fim de eliminá-las.

Adriana Malfatti
Regente Feijó
|
|
 |
|
 |
Valeu o comprometimento!
Novamente líder em satisfação dos clientes
Foram muitos investimentos, inovações em processos, ferramentais, estruturas, metodologias, práticas e treinamento. Teve muita dedicação, comprometimento e foco na satisfação dos clientes. E valeu a pena: a Lapônia acaba de receber o título de melhor na rede Volvo em satisfação do cliente. Além disso, foi reconhecida pelas vendas em veículos seminovos e eleita Concessionária do Ano 2023. “São conquistas, frutos da confiança dos clientes, mas, principalmente, do engajamento e paixão dos colaboradores com a satisfação dos nossos clientes”, ressalta Mônica Beckert, diretora-geral.
Desde que a Volvo reconhece os melhores da rede, a Lapônia foi líder em satisfação dos clientes oito vezes consecutivas, de 2007 a 2014. Depois em 2016 e 2017. Voltou à liderança em 2021 e perdeu em 2022. “Vamos manter a posição e continuar investindo na capacitação dos colaboradores, nas estruturas e serviços para continuar sendo o melhor parceiro de negócios dos clientes, razão da nossa existência”, comemora Mônica, ao lado dos diretores na entrega dos prêmios, na fábrica em Curitiba.
|
 |
|
 |
Cá Entre Nós: mais forte e transformador
Até o início de abril, a terceira temporada do Cá Entre Nós já havia sido realizada em quatro unidades da Lapônia: Itu, Araçatuba, São Manuel e Ourinhos. Uma iniciativa que vem promovendo uma conversa aberta entre a diretoria e as equipes. Os temas trabalhados em 2024 são: diversidade & inclusão, inovação & melhoria contínua e comunicação.
Desde a implementação, em 2022, o Cá Entre Nós permite que os participantes contribuam com ações de melhorias nos temas abordados.
Neste ano foram apresentadas aproximadamente 300 ideias, todas analisadas pelos responsáveis.
Entre os meses de maio e junho, será a vez das unidades de Ribeirão Preto, Araraquara, São José do Rio Preto e Regente Feijó de participar. “É uma satisfação realizarmos a terceira temporada do Cá Entre Nós. A cada ano, o programa se torna mais forte e mais transformador, com adesão sempre acima de 80%”, enfatiza Mônica Beckert, diretora-geral.
Foi a primeira vez que participei do Cá Entre Nós. Me senti à vontade para refletir e expor ideias sobre possíveis melhorias em nosso ambiente de trabalho. Com certeza é uma iniciativa muito produtiva para todos.

Bruno Padilha
Itu
É muito interessante e motivador expor as nossas ideias para a diretoria, ainda mais de maneira tão aberta e direta. É uma forma de compartilharmos nossa visão com a empresa e vice-versa.

Amós Ferreira de Lima
Araçatuba
|
|
 |
|
 |
Ideias que trazem ganhos valiosos
A disseminação da cultura de segurança no trabalho como prioridade avança a passos largos na Lapônia. Resultado de um conjunto de fatores. A começar pelas diretrizes do Grupo Volvo, que tem a segurança como um de seus valores corporativos. Aliado a isso, o apoio e o incentivo da alta direção e lideranças da Lapônia em busca do zero acidente, com ações como treinamentos e investimentos em suas estruturas físicas e ferramentais. E algo ainda mais valioso: as iniciativas dos próprios funcionários em prol de um ambiente de trabalho livre de acidentes. Os Kaizens são prova disso, revelam verdadeiros talentos em termos de soluções inovadoras. Muitas delas tão simples quanto revolucionárias.
A Daniela Russini, de Araçatuba, sugeriu uma forma de compartilhar facilmente o mapa do trajeto entre a concessionária e o hospital mais próximo, com um QR Code específico para isso. Com a ideia, entrou para o Time de Elite.
E, além do reconhecimento interno, Klaiton Garavazzo, de Ribeirão Preto, recebeu o prêmio Safety Culture Award, da Volvo na América Latina, sugerindo dois varões com ganchos nas pontas para subir a lona que cobre os caminhões avariados que aguardam serviço no pátio. |
|
|
|
 |
|
 |
No intuito de apresentar as áreas, seus objetivos e rotinas, durante este ano vamos fazer uma série de apresentações das áreas corporativas centralizadas em Itu e que atendem todas as unidades do Grupo Lapônia. Começamos pelo Jurídico, confira:
|
Jurídico, desafios e conquistas
Os desafios são diários e não existe rotina. Assim Luciana Müller, do Jurídico, começa definindo seu trabalho. Ela ingressou na Lapônia em 2017, na área de Contabilidade. Em 2021, quando a área Jurídica foi implantada, assumiu o cargo de analista jurídica. “Mais do que uma promoção, significou um novo rumo para a minha carreira profissional”, conta.
A área Jurídica está diretamente ligada à diretoria Administrativa-Financeira e tem grande responsabilidade para que toda a empresa atue em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos. No dia a dia está a elaboração e gestão de contratos, o acompanhamento de processos relacionados aos aspectos legais, a requisição de certidões, alvarás e licenças, assistência a questões trabalhistas e proteção de dados. Trata-se de um setor muito ativo e dinâmico. “A informação e a atualização precisam caminhar juntas porque os assuntos tratados são variados”, comenta Luciana, que atua com o apoio de uma consultoria terceirizada. Além disso, algumas demandas contam com o trabalho de escritórios de advocacia. Afinal, são diversas tarefas e processos que demandam tempo e agilidade.
Temos como meta nos anteciparmos aos riscos, informando e orientando nossos clientes internos sobre compliance e práticas legais.
Luciana Müller
Itu
|
|
 |
|
 |
Centro de Reformas, referência em qualidade
Que a cabine do caminhão Volvo é extremamente segura, projetada como célula de sobrevivência para proteção dos seus ocupantes, todo mundo sabe. Porém nem todos sabem que o Centro de Reformas da Lapônia é referência em recuperação de veículos e cabines danificadas. É uma extensão da fábrica da Volvo, mas atende todas as marcas. Neste vídeo, publicado no canal Lapônia do YouTube, revelamos a excelência em reformas graças à estrutura profissional, equipes capacitadas e obsessão por qualidade. Ele faz parte de uma série de filmes produzidos para destacar os diferenciais da Lapônia em Serviços.

Assista, curta, compartilhe.
   
|
|
 |
|
 |
Mais segurança para a pintura de cabines
Mais um Kaizen foi implantado com muito sucesso para garantir a segurança no ambiente de trabalho. A ideia foi do colega Alessandro Teixeira, de Itu. Ele sugeriu o desenvolvimento de uma plataforma para a pintura do teto das cabines, na área de Reforma.
Alessandro esclarece que a pintura era realizada com o auxílio de um cavalete. “Agora, com a plataforma, a operação ficou mais segura e prática. Isso porque ela tem a altura ideal para esse trabalho e o apoio para os pés é maior e mais seguro.”
A melhoria beneficiou os pintores e os preparadores das cabines. No ano passado, Alessandro teve um outro Kaizen implantado, um suporte para a pintura da parte de baixo das cabines.
A implantação da filosofia Kaizen, em 2019, acelerou uma mudança cultural em relação à segurança. Hoje existe um constante olhar para a melhoria contínua dos processos. “Em 2023 e até o mês de março deste ano, foram apresentados 900 Kaizens, sendo 333 em segurança”, contabiliza Andressa Todero, de Itu.
Na Lapônia, vemos que muitos esforços são feitos em busca do zero acidente. É uma satisfação muito grande poder colaborar com isso, além de contribuir para facilitar o nosso trabalho e de outros colegas.
Alessandro Teixeira
Itu
|
|
 |
|
 |
Linha F
30 anos conquistando os clientes
O Volvo FH fez 30 anos de história no Brasil. E, desde seu lançamento, é referência em inovação, tecnologia e desempenho. Recentemente, o Volvo FH 540 foi eleito “Caminhão do ano” e “Caminhão pesado do ano”, no Prêmio Lótus 2023, Campeões de Vendas, uma das mais importantes premiações do setor de transportes comerciais do país.
O colega Luiz Antonio Marcomini, gerente de Vendas de Ribeirão Preto e Araraquara, acompanha a trajetória de sucesso da linha F. “Júnior”, como é chamado, entrou na empresa em 1993 e assistiu à chegada dos primeiros veículos importados. “Foi uma revolução no mercado, o primeiro com cabine avançada, motor eletrônico, caixa automatizada e tantas inovações”, relembra. “Além da tecnologia avançada e da segurança, os clientes elogiam o conforto, a rentabilidade e o valor de revenda”, complementa. Mesmo tendo ficado um tempo fora, Marcomini soma 27 anos na Lapônia e também teve o privilégio de participar da implementação da linha Volvo VM no mercado. “Entrei no Grupo com o Volvo FH, voltei com o VM”, orgulha-se.
O Volvo FH é um ícone no mercado, o caminhão mais desejado dos nossos clientes, o sonho de todo motorista e transportador, tive o privilégio de acompanhar as primeiras vendas.

Luiz Antonio Marcomini
Ribeirão Preto
|
|
 |
|
 |
Dia do Trabalhador: momento de reflexão e comemoração
1º de maio. Dia do Trabalhador. Um feriado nacional que está no calendário de vários países. Data na qual se comemoram as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Bom momento também para uma reflexão sobre a vida profissional e o trabalho realizado diariamente.
Para alguns, é um dia ainda mais especial. São aquelas pessoas que nasceram no 1º. de maio. O Conexão Lapônia abre espaço para Eurípedes Benedito, de Araçatuba, contar como é fazer aniversário em uma data tão significativa.
Há apenas três meses trabalhando como auxiliar de oficina, Benedito conta que trabalhava na área de limpeza, como contratado de uma empresa terceirizada. Mas que sonhava em se tornar funcionário Lapônia. “Quase tudo o que fazemos é movido pelo trabalho, não vejo a vida sem ele. Por isso, gosto de fazer aniversário nesse dia”, afirma. Casado e pai de uma filha, Benedito pensa em comemorar duplamente a data. “Motivos para comemorar não faltam, quero compartilhar isso com a minha família.”
Parabéns ao aniversariante e a todos os trabalhadores que fazem do Grupo Lapônia um lugar de conquistas, sucesso e prosperidade!
Este ano a data será ainda mais especial porque agora faço parte da Lapônia, algo que eu queria muito.
Eurípides Benedito
Araçatuba |
|
|
 |
 |
A inauguração da nova casa de Ourinhos foi um sucesso e ela está em plena atividade. Mas pouca gente conhece os detalhes da mudança de endereço, o empenho necessário de todas as áreas a fim de que o impacto nas operações fosse o menor possível.
Um exemplo disso é a área de Estoque. Em apenas três dias, mais de 3.500 itens foram retirados do lugar, embalados, transportados e arrumados na nova casa. Uma missão possível graças ao apoio recebido de 14 colegas das casas de Regente Feijó, São Manuel e Itu. Uma prova de disposição, disponibilidade e união.
Seria impossível fazermos a mudança de estoque em tão pouco tempo sem o apoio dos colegas das outras unidades da Lapônia. Somos imensamente gratos a todos eles.

Rafael Della Mura
Ourinhos
Foi um grande desafio, porque eram muitas peças a serem embaladas e, depois, arrumadas na nova casa. Mas fizemos tudo em um clima descontraído e foi muito bom poder ajudá-los nessa missão.

Luiz Eduardo Origuela
Regente Feijó
|
|
 |
|
Responda a pergunta e concorra a brindes.
Conheça os colegas que acertaram a resposta da pergunta do Quiz de março e foram sorteados:
|

Lucas Agapito
Itu |

Jefferson Castro Mendonça
São José do Rio Preto |

Mauricio Rodrigues Sales
São José do Rio Preto |
Você pode ser o próximo ganhador.
Assinale a opção correta abaixo, lembrando que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
A pergunta é:
Quantos itens foram transportados para a área de estoque das novas instalações da unidade de Ourinhos?:
A: Mais de 3.500 itens
B: 500 itens
C: 3.000 itens

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
|
Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
|

Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
|

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
|
|
Queremos saber, o que você achou do Conexão?
|
| Acesse aqui as edições anteriores |
|

|
|