Boletim eletrônico interno Lapônia
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Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 21 I 26.08.2024 |
Neste mês de agosto, Ricardo Salata, diretor Comercial de Serviços, ressalta o belo trabalho que as equipes da área de Relacionamento com o Cliente têm realizado. Destaque à Inteligência Comercial de Serviços (ICS), ferramenta que usa da inteligência de dados para apoiar os times da área comercial e potencializar as vendas.
Ainda nesta edição vamos conhecer melhor o trabalho da área de Comunicação e Marketing, a história de um pai, em comemoração ao Dia dos Pais, e um pouco mais do mundo dos games. É possível ver aqui também o uso da tecnologia para a gestão de riscos dentro das unidades, o projeto “Segurança na palma das suas mãos” e outras novidades.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 9 minutos
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Serviços, diferencial para fidelizar os clientes
“Meses atrás, fomos reconhecidos pela fábrica como os melhores em satisfação do cliente na rede Volvo e ouso dizer que somos também referência no Brasil, porque estamos sempre atentos em nos antecipar às necessidades dos nossos clientes e aprimorar os serviços que prestamos. Hoje eu quero destacar o belo trabalho que as equipes da área de Relacionamento com o Cliente têm realizado. São iniciativas que usam da inteligência de dados para apoiar os times da área comercial e potencializar as vendas. Um exemplo é a gestão de frota. Com suporte profissional, estamos apoiando e trazendo excelentes resultados aos clientes que usam os benefícios da telemetria, sempre com foco em maior produtividade, disponibilidade e redução de consumo.
O aplicativo criado para facilitar e agilizar o agendamento de serviços já tem o reconhecimento do mercado. Em menos de um mês do lançamento, cerca de 10% dos agendamentos foram realizados remotamente, de modo muito mais fácil, rápido e organizado.
Somos referência também na rede Volvo na prospecção e efetivação de vendas através do uso da Inteligência Comercial de Serviços (ICS), a ferramenta que permite mapear de forma personalizada o potencial de compra de peças e serviços dos clientes e manter uma adequada gestão do estoque. Todas essas iniciativas e conquistas são fruto de uma equipe dedicada, empenhada, que trabalha seguindo o nosso jeito Lapônia de encantar os clientes, com transparência, agilidade e qualidade. Parabéns a todos, mas não vamos parar por aí. Esta é uma área muito dinâmica e serviço é um dos nossos diferenciais para atrair e fidelizar clientes. Conto com todos para continuarmos à frente e antenados nas tendências de mercado para sermos sempre os melhores em satisfação dos nossos clientes”.
Ricardo Salata
Diretor Comercial de Serviços
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Apoio às causas sociais
O que o Fundo da Criança e Adolescente, do Idoso e Incentivo ao Esporte têm em comum? No Grupo Lapônia, eles recebem parte do Imposto de Renda devido pela empresa. Uma prática iniciada em 2021, seguindo a estratégia de sustentabilidade da Volvo, que visa uma sociedade mais justa e igualitária. Os repasses são feitos trimestralmente para os fundos municipais das cidades onde a Lapônia está presente, que direcionam os valores.
Neste ano, por exemplo, a Casa do Vovô, de Ribeirão Preto, foi beneficiada com os recursos direcionados. Trata-se de uma instituição de longa permanência que atende, em média, 85 idosos. “Vamos alternando as regiões e definindo o repasse de cada período, para beneficiar um maior número de projetos. Nesses quase três anos, foram repassados mais de 900 mil reais às instituições selecionadas”, afirma Márcio Vieira, de Recursos Humanos. Em Itu, o Instituto Escolinha de Triathlon é outro projeto apoiado pela Lapônia.
Entendemos que apoiar causas sociais e esportivas também são uma excelente forma de cuidar de pessoas.

Márcio Vieira
Itu |
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VPS: atraindo a atenção da América Latina
O Sistema Volvo de Produção (VPS) faz parte do dia a dia de todos na Lapônia. A novidade agora é que, cada vez mais, ele vem atraindo olhares externos. Em julho, a unidade de Itu recebeu facilitadores das fábricas Volvo da Argentina, Chile e Peru. O grupo de 18 pessoas estava participando da “Conferência de Facilitadores de Experiência do Cliente e VPS da VTLA”, promovido pela fábrica, em Curitiba.
A unidade foi a primeira da rede a ser visitada. O grupo de visitantes acompanhou atividades diárias da unidade, como a reunião de 5 minutos do VPS. Houve ainda abordagem sobre gembas e kaizens e apresentações técnicas, que incluíram os processos operacionais, a integração de novos funcionários e o atendimento a clientes, com destaque para a metodologia recém-adotada “Jeito Lapônia de Encantar Pessoas”.
Os resultados que temos alcançado com o VPS são visíveis: melhorias relacionadas à segurança, organização e limpeza, crescente participação dos funcionários em iniciativas como gemba e kaizen e, claro, satisfação dos clientes.

Márcio Pilla Guimarães
Itu
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Movimentação interna:
prioridade para a prata da casa
O crescimento profissional é sempre um desafio, mas quem o vence é recompensado pela satisfação pessoal, sensação de realização e motivação para o trabalho diário. Por isso, na Lapônia, sempre que surge uma nova vaga de trabalho, ela é aberta primeiramente para os funcionários. “Todas as vagas são amplamente divulgadas para que todos que têm interesse e os requisitos necessários possam se candidatar. A ideia é contribuir para a trilha de carreira horizontal ou vertical dos talentos internos”, explica Evelin Oliveira, de RH.
Além das vagas abertas pela própria movimentação interna há, ainda, as vagas de aumento de quadro funcional. As oportunidades estão por todos os lados. Em casos de mudança de cidade, há uma política específica para apoio com hospedagem e moradia inicial. A boa notícia é que quanto mais o Grupo Lapônia cresce, mais oportunidades surgem para quem está preparado para aproveitá-las.
Entrei na Lapônia Araçatuba em 2014 e, em 2018, mudei para São Manuel. Estou sempre atento às oportunidades internas. Além dessa mudança, cursei a faculdade de Administração e fiz vários cursos disponibilizados pela Lapônia.

Wagner Lazaro de Oliveira
São Manuel |
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Celebrando o amor entre pais e filhos
No mês de agosto é comemorado o Dia dos Pais. Para pais e filhos, um dia de comemoração e de reflexão. Afinal, como diz o slogan de uma antiga propaganda “não basta ser pai, tem que participar”. E alguns pais participam ainda mais ativamente da criação dos filhos. É o caso do colega Bruno Santos Bueno da Silva, de Ribeirão Preto, que obteve a guarda da filha quando ela tinha apenas 7 meses. “Eu morava sozinho e tive que aprender no dia a dia como cuidar da minha filha. Uma superação não só como pai, mas como ser humano”, afirma. Hoje Emilly tem 8 anos e ganhou um irmãozinho que está com 4, Anthony, da união de Bruno e Carla.
Além da dedicação aos filhos, Bruno sempre esteve ao lado dos seus pais, que são deficientes auditivos. “A nossa comunicação é em Libras e meus filhos também conversam animadamente com os avós. Uma imensa alegria para mim”, conta.
A todos os pais, a nossa homenagem, respeito e admiração. Parabéns por um dia tão especial!
Sou feliz por ter uma família unida e ver que é possível vencer os desafios que a vida nos apresenta. Por tudo isso, os nossos laços familiares se fortalecem mais a cada dia.
Bruno Santos Bueno da Silva
Ribeirão Preto |
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Marketing, um forte aliado comercial
Impulsionar o crescimento dos negócios, dando visibilidade à marca, produtos e serviços. Esse é o foco da área de Comunicação e Marketing. Para atingir os seus objetivos, o trabalho é realizado em sintonia tanto com as demais áreas quanto com a alta direção, traduzindo um trabalho que tem grande relevância para a área Comercial, com foco em estratégias, visando não apenas potencializar os negócios como fortalecer o relacionamento com os clientes.
A atuação do setor pode ser vista em todas as unidades, com o planejamento e implementação de ações, que vão desde a criação de campanhas institucionais e comerciais, produção de catálogos e brindes, organização de eventos regionais até a preparação da Lapônia para a participação em grandes eventos, como Agrishow e Fenatran. “Muitas das ações realizadas e os desafios vão surgindo ao longo do ano. Temos uma agenda a cumprir, mas não fazemos nada sozinhos, contando com a colaboração e envolvimento de todos os funcionários e parceiros externos”, explica Marcos Monteiro, de Marketing, que está há quase 25 anos no Grupo Lapônia. Além disso, a área trabalha ativamente para alinhar a comunicação entre a Lapônia e seus diversos públicos, como os clientes, a fábrica e a rede Volvo. Presente no mundo virtual, quem passa pelas redes sociais ou assiste aos vídeos do YouTube também está vendo um pouco do trabalho de Marketing.
A porta da minha sala está sempre aberta para receber colegas que trazem ideias, apresentam necessidades e pedem sugestões ou soluções. E a janela dessa sala é um laboratório para mim. Dela vejo entregas técnicas de veículos, o trabalho nas oficinas, as pessoas circulando. Uma inspiração para ações capazes de nos tornar uma marca ainda melhor e nos mantermos como número 1 no atendimento aos clientes.
Marcos Monteiro
Itu
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Cá entre nós:
Aqui o papo é reto
Ninguém tem dúvidas sobre a importância e os resultados que o programa “Cá Entre Nós”. Criado em 2022, tem trazido no engajamento aos objetivos e metas da empresa, bem como na melhoria dos processos e clima interno. Com adesão espontânea acima de 80%, mais de 1000 ideias sugeridas, grande parte implementadas, agora o programa é tema de um vídeo que traz depoimentos de colegas sobre os seus diferenciais.
Assista, curta e compartilhe!
   
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Quem ensina aprende duas vezes
Na Lapônia desde 1990, o colega Nivaldo Rosa é líder de oficina, em São Manuel. Seu pai já trabalhava como motorista e o indicou para começar realizando pequenos serviços. Em seguida, foi auxiliar de mecânico e mecânico. Aprendeu bastante e tomou gosto por transmitir conhecimento. “Quando a gente ensina, a gente também aprende mais”, afirma. Entre os desafios na carreira, Nivaldo destaca a chegada dos veículos eletrônicos. “Tivemos que sair da nossa zona de conforto, do que já sabíamos, para nos especializarmos e evoluirmos junto com a nova tecnologia”, lembra.
Mas nem só de experiência é feita uma carreira. Nivaldo conta que fez vários cursos técnicos, de liderança e de atendimento ao cliente. “A Lapônia investe na nossa aprendizagem para que possamos garantir um bom atendimento aos clientes. Isso nos desenvolve pessoal e profissionalmente”, diz. Casado e pai de dois filhos, ele conta que quando não está trabalhando gosta de sair com os filhos para andar de bicicleta ou fazer trilha de moto, jogar futebol com os amigos e ir ao clube com a esposa.
A minha motivação para o trabalho sempre foi acompanhar a evolução dos veículos, dos serviços e da minha função. Além disso, gosto muito de trabalhar com pessoas.
Nivaldo Rosa
São Manuel
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Inteligência comercial potencializa vendas
Muito se fala em inteligência artificial (IA), mas aqui na Lapônia esse recurso já está sendo usado há cerca de três anos. É a Inteligência Comercial de Serviços (ICS), uma ferramenta Volvo que permite mapear de forma personalizada o potencial de compra de peças e serviços e gestão do estoque. “São informações sobre os veículos da frota dos clientes que nos ajudam a prospectar o potencial de compras e atrelar às promoções e itens do e-commerce”, destaca Thomaz Rondelli Lopes, que atua como inteligência comercial na unidade de Itu. “Em 2021, seis meses após minha entrada na empresa, fui convidado a contribuir na criação do departamento de Relacionamento com o Cliente, uma área muito estratégica pois, através da análise de dados e potencial de compra, apoiamos os consultores de vendas”, complementa. Hoje a Lapônia é referência na rede Volvo em utilização da plataforma para prospecção e efetivação de vendas.
Nosso trabalho é direcionado aos clientes internos para apoio aos clientes externos, com foco na manutenção preventiva, para maior produtividade dos veículos e segurança dos motoristas.

Thomaz Rondelli Lopes
Itu
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Gamer, lazer e estímulo ao raciocínio rápido
Você sabe o que é um gamer? É alguém que joga jogos eletrônicos em consoles, computadores ou dispositivos móveis. Além de entretenimento e relaxamento, esses jogos podem trazer uma série de benefícios aos seus jogadores, como raciocínio rápido, concentração, aumento da memória e desenvolvimento de habilidade multifuncional.
O colega Robson Neres, de Araçatuba, é um deles. Ele iniciou a sua jornada no mundo dos videogames ainda criança, junto com o irmão. Lembra que o seu primeiro console foi um Atari 2600 e, ao longo dos anos, foi se atualizando. Hoje possui uma coleção com seis equipamentos. Recentemente comprou um Playstation 5. Casado e pai de dois filhos, já começou a incentivar o filho, de três anos, a se divertir com os jogos infantis, como o Nintendo para crianças. Além disso, está sempre disposto a trocar ideias com quem está há tempos no mundo dos games, bem como dar dicas para quem está chegando agora. Planos? Acompanhar a evolução dos jogos e montar um canal para compartilhar seu conhecimento e paixão pelos games.
Os jogos são o meu hobby, um relaxamento para mim. Por isso, costumo jogar duas a três vezes ao longo da semana, mesmo que pouco tempo de cada vez.
Robson Neres
Araçatuba |
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Segurança na palma das suas mãos
O time de Sustentabilidade da Lapônia está usando a tecnologia para a gestão de riscos dentro das unidades. Trata-se do projeto “Segurança na palma das suas mãos”. Um aplicativo acessado através do QR Code instalado em todos os quadros do VPS, que pode ser acessado facilmente pelos funcionários. “Com isso, temos acesso em tempo real às informações necessárias para garantir um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável para todos”, afirma Gabriel Prado, da Sustentabilidade. No QR Code podem ser acessados alertas de segurança, premissas de segurança nas oficinas, padrões de EPIs para concessionárias. “Além disso, o gemba também está nele e, com isso, as condições e comportamentos de riscos são levantados diariamente em nossas operações e reportados de forma rápida e simples por meio dele”, explica Gabriel.
Estamos há pouco tempo na Lapônia, mas já vimos o quanto é importante a atualização diária das informações sobre segurança. Por meio do novo aplicativo, identificamos as condições e comportamentos que podem causar acidentes. Temos uma agenda no gemba, por exemplo, onde todos participam.
Pedro Henrique de Aguiar Gironi e Lucimara Porto Domingos
Ribeirão Preto |
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E o nosso teste de conhecimentos continua incentivando a leitura do Conexão e distribuindo prêmios.
Conheça os colegas que acertaram a resposta da pergunta do Quiz de Julho e foram sorteados:
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Bruno de Souza Garrote
São José do Rio Preto |

Marcelo Alberto F. de Souza
São Manuel |

Matheus Rui Eduardo
Araçatuba |
Você pode ser o próximo ganhador.
Não deixe para depois! Assinale a opção correta abaixo, lembrando que a resposta correta está numa das notas desta edição e vale brinde. Boa sorte!
A pergunta é:
Quais os benefícios de se preparar para concorrer às vagas internas?
A: Crescimento profissional e movimentação na trilha de carreira horizontal ou vertical
B: Realização e satisfação pessoal
C: Incentivo ao desenvolvimento e motivação
D: Todas as respostas estão corretas

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
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Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
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Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
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Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
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Queremos saber, o que você achou do Conexão?
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