Boletim eletrônico interno Lapônia
 |
|
Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 14 I 29.01.2024 |
Qual a sua promessa para 2024?
E chegamos em 2024. Um ano bissexto, aquele que o mês de fevereiro tem 29 dias. Ano de Olímpiadas em Paris e eleições municipais. Ano de Fenatran e de novos desafios e conquistas para a Lapônia.
Começamos o ano prestes a inaugurar as novas e modernas instalações de Ourinhos, para melhor atender os clientes. Anunciamos também a equipe vencedora do Invista, que começou a disputa há seis meses entre as 42 equipes e chega na final com a maior pontuação. E falando em vencedor, na seção Nos Boxes, destacamos o colega que ganhou o prêmio cultura em segurança da rede Volvo.
O ano de 2024 vem para superar as metas de 2023 e, por isso, as cartas-desafio com os objetivos para o ano já estão com os líderes, entregues no Encontro de Lideranças realizado em dezembro, em Itu. E, falando de objetivos, quem não começa o ano fazendo algumas promessas a serem cumpridas nos 12 meses? Dois colegas revelaram as deles. E as suas?
Esses e muitos outros assuntos estão nesta primeira edição do Conexão de 2024.
Bom ano, boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 11 minutos
|
 |
|
 |
“O fechamento de 2023 para entrada em 2024 não poderia ter sido melhor. Depois de um grande trabalho e muito comprometimento das equipes de todas a unidades, somos novamente número 1 em satisfação dos clientes.
Em nome da Diretoria, agradeço com entusiasmo a nossa excepcional equipe por esse mérito, fruto do engajamento de um time comprometido. Também contribuíram para essa conquista as mudanças significativas em nosso modelo de gestão de pessoas, a prioridade ao desenvolvimento, saúde e bem-estar de nossa equipe, reconhecendo que são esses elementos que impulsionam os resultados. Fortalecemos nosso ambiente de trabalho, pautado pelo respeito às pessoas, além do compromisso com a transparência, agilidade e qualidade em cada atendimento aos clientes, a exemplo da introdução da área de Atendimento Express.
Portanto, só tenho a agradecer a dedicação de cada um, independentemente do cargo e função, para entregar o melhor aos nossos clientes. E eles reconheceram. Essa conquista é reflexo do esforço coletivo da atenção e gentileza para fidelizar nossos clientes. Esses valores nos colocaram novamente no primeiro lugar. E serão esses mesmos valores que vão nos manter campeões.
Fecho meu agradecimento citando uma frase do Michael Jordan, seis vezes campeão da NBA, que gosto muito: “Se há uma característica comum aos GRANDES CAMPEÕES, em qualquer área de atividade, é a habilidade de MANTER O FOCO”.
Ricardo Salata
Diretor Comercial de Serviços |
|
 |
|
 |
Bem-estar no coração da oficina
Quem utiliza um veículo para trabalhar sabe o quanto é importante cuidar bem dele. Mas quem cuida do motorista, do seu bem-estar, da sua qualidade de vida? Na Lapônia, já há algum tempo, essa preocupação se tornou uma ação com a construção de salas para motoristas. E esses espaços estão ficando ainda melhores.

Em dezembro, a unidade de Itu inaugurou uma moderna e bem equipada sala com vista para a oficina! Totalmente envidraçado, o local permite que os clientes acompanhem, em total segurança, os serviços em tempo real, seja através dos vidros ou pelas imagens das câmeras instaladas na oficina. E, enquanto esperam, podem desfrutar de comodidades como sofás, televisão, frigobar, forno de micro-ondas, chapa para lanches, chaleira elétrica e, até mesmo, máquina de lavar e secar roupas. “Estamos realizados em oferecer bem-estar aos nossos clientes”, comemora Alex Peres, Coordenador Administrativo em Itu. Em média, por mês, passam 500 clientes pela oficina.
Em outras unidades da Lapônia, as salas têm realmente agradado em cheio aos clientes. Em São José do Rio Preto, fica a sala que inspirou a unidade de Itu, ou seja, elas são bem parecidas. Em Ribeirão Preto, a sala está começando a ser utilizada. Embora não seja dentro da oficina, ela conta com vestiários para homens e mulheres e todas as comodidades das outras casas.

A sala é tão agradável e bem equipada, que nem dá vontade de ir embora. Obrigado e parabéns a todos.
Evandro José Vivas
Evandro José Vivas Transportes - José Bonifácio (SP)
|
|
 |
|
 |
As obras das novas instalações da Lapônia Ourinhos estão na reta final. Em breve, a unidade mostrará aos seus clientes que está maior e ainda melhor. Ela sairá da Rodovia Raposo Tavares e irá para a BR 153, km 338. A mudança faz parte do ousado plano de investimentos do Grupo Lapônia.

O novo endereço conta com uma área total de cerca de 20 mil m2 e área construída de mais de 4 mil m2. São 21 boxes, Pit Stops Volvo com quatro valas, área reformadora e um pátio para grandes manobras, como as de bitrens e rodotrens. “A nossa expectativa é que haja aumento de mais de 50% nas passagens pela nossa unidade. E o melhor, usaremos o que há de mais avançado no atendimento a clientes, com alta qualidade, segurança e comodidade”, comenta Gustavo Carvalho, Gerente de Serviços da Lapônia Ourinhos. Atualmente passam mensalmente pela unidade entre 400 e 500 transportadores.

Além de maior, a nova casa é melhor, porque foi construída no conceito Green Building (Construção Verde), a partir de critérios relacionados à sustentabilidade social, ambiental e econômica. A casa, que possui o Selo Verde, é 100% sustentável. Entre outras inovações, faz reaproveitamento de água e utiliza energia renovável, com uso de fotocélulas. O número de funcionários também está aumentando, serão 20% a mais já no início das operações.
A expectativa é grande, tanto dos funcionários quanto dos clientes. É um acontecimento muito importante para todos nós da Lapônia Ourinhos.
Lara Iris Buzaneli Badan
Ourinhos
|
|
 |
|
 |
Dia 14 de dezembro, 43 líderes das oito unidades se reuniram em Itu, no segundo Encontro das Lideranças. Na agenda, a avaliação do desempenho das casas e do Grupo no ano que passou e o planejamento para 2024. Inicialmente os líderes se reuniram por casas e, num segundo momento, foram formados quatro grupos, com a oportunidade de compartilhar pensamentos e sugestões com os colegas das demais unidades. “Neste ano o foco foram ideias de apoio à estratégia de sustentabilidade da Volvo em segurança, meio ambiente e, principalmente, pessoas, porque são elas que fazem os objetivos serem atingidos”, enfatizou Mônica Beckert, Diretora-geral. “Agora todas as ideias serão consolidadas e, na sequência, vamos fazer as devolutivas aos grupos”, acrescentou Amanda Nabarrete de RH. Durante o encontro foram entregues as cartas-desafio, o chamado PO, a cada unidade, com os objetivos e metas para todos os produtos e serviços.
É um momento muito importante, porque reforçamos os nossos valores, fortalecemos o nosso espírito de time, juntos, mesmo distante fisicamente, e nos comprometemos com os desafios e objetivos.

Mônica Beckert
Diretora-geral
|
|
 |
|
 |
Assista, curta, compartilhe
Que o vídeo é a preferência das pessoas quando se trata de comunicação, não existem dúvidas. Dinâmicos e objetivos, atraem a atenção de todos. Aliás, o Brasil é o terceiro país com mais usuários que acessam o YouTube, em razão da variedade de conteúdos em vídeo, com foco em informação, educação e entretenimento. O primeiro lugar é da Índia e o segundo dos Estados Unidos.
Atenta à força da linguagem audiovisual, a Lapônia vem investindo na produção de filmes e vídeos, especialmente na área de serviços, mostrando os produtos e diferenciais, para alimentar as redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Por isso, a partir de agora, vamos passar a divulgar aqui os vídeos que estão nas mídias sociais. Não deixe de assistir, curtir e compartilhar.

E se você ainda não segue a Lapônia nas redes sociais, agora é o momento.
   
|
|
 |
|
 |
O grande dia
A equipe Os Imbatíveis, de São José do Rio Preto, fez jus ao nome e venceu a final do InVista, programa intensivo de treinamento para preparação dos técnicos da Lapônia para o VISTA (Volvo International Service Training Award). “Nos preparamos bastante e, por isso, foi emocionante vencermos a competição”, comemora o líder da equipe Deivid Douglas de Andrade. “Agora estamos mais confiantes e com mais garra para enfrentarmos as provas da competição internacional.”
Em segundo lugar, ficou a Master Safety, de Ribeirão Preto, e em terceiro, a Euro 6, de Itu. Para Felipe Matheus Francisco Branco, da equipe Master Safety, “participar da final foi uma experiência incrível. A organização das provas foi impecável. Além de adquirirmos conhecimento, sentimos o nosso trabalho valorizado”, afirma. Bárbara Guerreiro, da equipe Euro 6, comenta que “adquirimos conhecimento, aperfeiçoamos o trabalho em equipe e aprendemos bastante”.
As provas, teóricas e práticas, aconteceram no dia 12 de dezembro, no Centro de Treinamento, em Itu. A revelação da classificação final das equipes foi durante um jantar com a presença da diretoria. A premiação para o primeiro lugar é uma viagem para Curitiba, com programação na fábrica da Volvo e passeio de trem até Morretes. Os prêmios para o segundo e terceiro colocados são jantar com a família e mochilas do InVista.
Agora, todos os olhares se voltam para o VISTA, que acontece no próximo ano. O Grupo Lapônia estará representado por 16 equipes, todas preparadas para trazer o título para o Brasil.
Além da valorização dos participantes, os clientes da Lapônia são os grandes beneficiados dessa jornada, onde o conhecimento e a experiência se uniram em uma atmosfera desafiadora e enriquecedora de aprendizagem, pois conhecimento se transforma em qualidade e velocidade de atendimento.

João Sérgio Moraes
Líder do Campeonato InVista
Itu
Se os nossos produtos são de qualidade reconhecida, nossos serviços também precisam ser. O InVista mostra o quão focados estamos em desenvolver competências técnicas, trabalho em equipe e excelência para os nossos clientes.

Gustavo Reis
Responsável pelo Centro de Desenvolvimento Técnico Itu
|
|
|
|
 |
|
 |
Oscar da Segurança vai para o Klaiton Garavazzo
O kaizen dele foi destaque na edição de novembro do Conexão, agora ele recebeu o Safety Culture Award, importante premiação promovida pela Volvo na América Latina, em reconhecimento às ações que contribuem com a cultura de segurança na rede.
Estamos falando do Klaiton Garavazzo, da unidade de Ribeirão Preto, premiado pela sugestão de usar dois varões com ganchos nas pontas para subir a lona que cobre os caminhões avariados que aguardam serviço no pátio. Ele apresentou a ideia para um júri com a presença da diretoria da Volvo, que deu nota máxima ao kaizen.
“Eles reconheceram a solução simples e efetiva, que elimina 100% dos riscos de acidentes na ação”, revela Gabriel Prado, Engenheiro de Segurança, recém-parte da equipe Lapônia em Itu. “O prêmio reforça o comprometimento dos funcionários com segurança e inovações simples de serem implementadas”, complementa.
Difícil explicar a emoção em apresentar minha ideia para a diretoria da Volvo. Estou muito feliz, mas o maior reconhecimento é o orgulho em dar à Lapônia essa premiação e mostrar que a segurança está em nosso dia a dia.
Klaiton Garavazzo
Ribeirão Preto |
|
 |
|
 |
Minha história com a Lapônia
Estreando, Transmob Transportes
Cada cliente tem uma história. E a Lapônia tem história com todos. São empresas de todos os portes e segmentos. Clientes que têm uma frota Volvo ou apenas um veículo. Clientes de caminhões novos, seminovos, peças e serviços. Clientes de muitos anos, outros que chegaram recentemente.
A Transmob Transportes, sediada em Bebedouro, tem uma frota de mais de 250 caminhões Volvo que transportam grãos, açúcar, fertilizantes. É também um grande cliente de serviços. A maior parte dos veículos são entregues com Plano Ouro. “Valorizamos a parceria e a confiança com a Lapônia”, destaca o Sr. Júlio César Cunha, Diretor Administrativo, ao lado do irmão, José Marcos Cunha, Diretor Operacional, clientes da Lapônia há mais de 20 anos. A Transmob é a empresa que estreia a série “Minha história com a Lapônia”.
A série tem como objetivo valorizar clientes-chave, que são referência, leais à Lapônia e que, além da aquisição de veículos, confiam em nós para os serviços.

Ricardo Salata
Diretor Comercial de Serviços
|
|
 |
|
 |
Bem-vindo, ano novo!
O início de cada ano é uma inspiração para se começar algo novo, para se traçar novas metas ou colocar em prática um desejo, um sonho, uma ambição seja na vida pessoal ou profissional. É tempo de mirar nos próximos meses que chegam novinhos em folha.
Para Vinicius Augusto Romano, da unidade de São Manuel, 2024 será inesquecível. Ele está estreando no papel de pai já nesse início de ano. Casado há 2 anos com Ariel, Vinicius e a esposa não planejaram a gravidez para esse momento. “Sempre planejamos as nossas realizações, foi assim com a construção da nossa casa, por exemplo. Mas a vinda do nosso primeiro filho, Francisco, foi uma grata surpresa”, conta ele. “Foi um planejamento de Deus que chega como uma bênção, uma luz em nossas vidas”, conta ele. E como será o Vinicius como pai? “Vou descobrir ainda, mas tenho certeza de que serei um pai muito presente e também muito coruja", enfatiza Vinicius.
O ano de 2024 também está começando diferente para Matheus de Freitas Alves, de São José do Rio Preto. Matheus começará a faculdade de Administração, na Unilago. “Eu entrei na Lapônia como menor aprendiz e hoje sou analista de Garantia. Então, sei que a Lapônia nos dá oportunidades de crescimento, mas também é importante buscarmos desenvolvimento pessoal e profissional”, enfatiza ele. Matheus também é requisitado para ensinar o que sabe a outros profissionais, especialmente os que estão ingressando no Grupo. “Assim como a Lapônia e a marca Volvo são inspirações para mim, gostaria de servir de inspiração para outras pessoas. Isso é uma motivação para mim.” |
|
|
 |
 |
Natal do bem
Todos os anos, a Lapônia promove o Natal Solidário, envolvendo todas as suas unidades. A ideia é sensibilizar os funcionários para a doação de alimentos e brinquedos a serem distribuídos para pessoas carentes em suas regiões. Em 2023, as doações foram um sucesso e recebidas por todos com muito amor e gratidão.
Na unidade de Ribeirão Preto, uma iniciativa chamou a atenção. O colega Alex Fabris Lopes, do Almoxarifado, fez parte de um grupo que realizou uma “ação relâmpago” para arrecadar dinheiro e comprar brinquedos. “Estávamos chegando ao fim do prazo para a arrecadação e resolvemos fazer uma força-tarefa para participar mais ativamente do Natal Solidário”, explica. A ideia foi um sucesso, em duas horas arrecadaram mais de mil reais. O dinheiro foi usado para a compra de 80 brinquedos, distribuídos em uma comunidade próxima à concessionária.

Nas unidades de Itu e São Manuel, as doações também foram feitas em comunidades próximas à Lapônia. Em São José do Rio Preto, os itens arrecadados foram para o Fundo Social de Solidariedade e, em Regente Feijó, para o Conselho Tutelar para distribuição entre as famílias necessitadas. “Agradecemos a todos pela participação e empenho nas arrecadações, com certeza fizeram a diferença para muitas pessoas no Natal”, enfatiza Evelin Oliveira, de RH.
É gratificante proporcionar algo de bom às pessoas, especialmente no Natal e para as crianças.

Alex Fabris Lopes
Ribeirão Preto
|
|
 |
|
Responda a pergunta e concorra a brindes.
Conheça os colegas que acertaram a resposta do Quiz de dezembro:
|

Igor de Freitas Carulino
Itu |

Edson Aparecido de Oliveira
Araçatuba |

Marcos Vinicius de Oliveira
Regente Feijó |
Você pode ser um dos próximos.
Lembre-se: a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
A pergunta é:
Qual a área total da nova instalação da unidade de Ourinhos e quantos boxes foram construídos para melhor atender os clientes?
A: 30 mil m2 e 10 boxes
B: 20 mil m2 e 21 boxes
C: 30 mil m2 e 21 boxes

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
|
Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
|

Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
|

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
|
|
Queremos saber, o que você achou do Conexão?
|
| Acesse aqui as edições anteriores |
|

|
|