Boletim eletrônico interno Lapônia
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Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 20 I 29.07.2024 |
Encerramos o mês de julho com muitas novidades. A principal delas é a conquista do selo "Melhores Lugares para Trabalhar”, Great Place To Work® Brasil (GPTW), que reconhece as empresas que estão se destacando em criar e manter a cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Outra novidade é a formatura da terceira turma do Projeto Pescar.
Comemora-se também o Dia do Motorista Profissional, 25 de julho, e não poderíamos deixar de mencionar a data, ressaltando o quanto valorizamos nossos clientes, que dedicam suas vidas ao transporte e suas vidas nas estradas. E, claro, dar os parabéns aos motoristas Lapônia, que tão bem desempenham essa função. Destaque, ainda, para o “Jeito Lapônia de Encantar Pessoas”, que está trazendo bons resultados em nossa forma de atender os clientes. Outra matéria é sobre colegas que foram apoiar o trabalho da Dipesul, em Canoas, após a enchente histórica que o mundo acompanhou.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 9 minutos
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Estamos entre as melhores para trabalhar
“É difícil colocar em palavras o orgulho de ver a Lapônia recebendo, pela primeira vez, o certificado como um dos “Melhores Lugares para Trabalhar”. Quero agradecer a todos os funcionários que responderam à pesquisa do Great Place to Work (GPTW). Foi mais de 80% do nosso público, que nos rendeu uma nota de 88, índices excelentes, uma vez que a participação é opcional.
Gosto do GPTW porque dá voz aos funcionários para expressarem sua opinião sobre o clima interno, gestão e processos. Trata-se de um valioso instrumento, que fortalece nossos pontos positivos e aponta oportunidades de melhoria, fidelizando a confiança dos funcionários e dos nossos clientes.
Vale lembrar que essa certificação é resultado do nosso forte investimento em gestão participativa, a exemplo do programa “Cá Entre Nós”, que muito contribui para o clima organizacional e a cultura de inovação. O desenvolvimento das equipes e das lideranças e o investimento em comunicação também têm sido fundamentais para a criação de um ambiente saudável, de diálogo e comprometimento de todos com as metas e objetivos da empresa.
Assim, esse selo que nos credencia entre os “Melhores Lugares para Trabalhar”, vem acompanhado de uma grande satisfação, porque indica que estamos no caminho certo na construção de uma marca empregadora forte e atrativa. Com isso queremos manter e atrair profissionais talentosos, tudo em prol da satisfação dos nossos clientes”.

Mônica Beckert
Diretora-geral
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Jeito Lapônia de Encantar Pessoas
A Disney é conhecida mundialmente por sua habilidade em encantar e fidelizar clientes. Ela faz isso com estratégias bem definidas. Cada uma delas voltada a criar momentos inesquecíveis para cada visitante.
Inspirada nesse método, o Grupo Lapônia criou o “Jeito Lapônia de Encantar Pessoas”. Estão sendo realizados workshops em todas as unidades. Com duração de quatro horas, o treinamento é voltado aos consultores e aos terceirizados que trabalham na portaria e na limpeza. “Usamos uma metodologia ativa, capaz de despertar o interesse e fixar a aprendizagem”, comenta João Sérgio Moraes, de Itu. “Percebo que os que já passaram pelo treinamento entenderam a importância de adotar atitudes que encantam os clientes. Aos poucos, vamos criando um ambiente totalmente voltado a esse propósito”, completa. Quando possível, outros profissionais são convidados a participar. A estimativa é treinar cerca de 250 pessoas até o fim de agosto.
O treinamento é inspirador. Nos faz ver a importância dos detalhes no atendimento ao cliente, além de mostrar que todos nós podemos oferecer um momento ‘uau’ ao cliente Lapônia.

Thaís Furlan Esteves
Araraquara
Ao chamar as equipes terceirizadas para esse treinamento, a Lapônia encantou a todos nós. Estamos capacitados a dar um atendimento ainda melhor aos clientes.

Cristiane Paldini Matos
Itu |
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Conexão Lapônia
Queremos ouvir você
Após quase dois anos de circulação, é hora de conhecer a sua opinião sobre o Conexão Lapônia, o principal canal de comunicação entre os funcionários de todas as unidades.
No próximo mês haverá uma pesquisa sobre o nível de satisfação dos leitores, e é importante que todos respondam. Com a sua opinião, vamos fortalecer o que é positivo e fazer melhorias para que o informativo atenda as expectativas de informação de todos, contribuindo com o clima interno e os objetivos da empresa.
Produzido mensalmente sob a gestão das áreas de Recursos Humanos e Comunicação de Marketing, o Conexão é feito com o apoio de colegas conselheiros de todas as unidades, que dão voz e contribuem com informações sobre os fatos, as notícias e as pessoas que movem a Lapônia.
Contamos com a sua participação na pesquisa, em agosto.
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Todo mês tem campanha no ar
De janeiro a dezembro, a Lapônia destaca um tema para a realização de campanhas internas, fortalecendo seu foco no cuidado com as pessoas. O objetivo é a conscientização sobre questões importantes, como a saúde física e mental. Ou, ainda, de solidariedade, como a Campanha do Agasalho. “A campanha deste ano foi em prol dos colegas da concessionária Dipesul, em Canoas, afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Agradecemos a todos que participaram”, diz Evelin Oliveira, de RH.
Além das campanhas solidárias, há as comemorativas, que contam com almoço especial e entrega de presentes, como a do Dia da Mulher, em março, e o Dia das Mães, em maio. Outras campanhas contam com o apoio dos alunos do Projeto Pescar, como a do Meio Ambiente, em junho. No primeiro semestre, foram realizadas ainda: Janeiro Branco, sobre saúde mental; Carnaval, com dicas de cuidados durante o feriado, e Cuidado Ativo, em abril. Neste segundo semestre virão as campanhas do Dia dos Pais, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia do Mecânico e Natal Solidário.
As campanhas nos fazem lembrar de cuidados essenciais para a saúde e a qualidade de vida. Usamos todos os meios disponíveis para propagar essas informações em nossa unidade, entre os colaboradores e os clientes que nos visitam.

Alex Couto
São José do Rio Preto |
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Chegou a hora da formatura
Os alunos da terceira turma do Projeto Pescar receberão, no dia 1º de agosto, seus certificados do curso de Mecânica Veicular. Os jovens cumpriram carga horária de 960 horas, com aulas teóricas e práticas, além de vivências nas diversas áreas da unidade de Itu.
Com direito a jantar especial, a formatura terá presença de familiares, diretores, gestores e dos voluntários que estiveram em sala de aula compartilhando conhecimentos.
“São 14 alunos, de 17 a 19 anos, e esperamos ter contribuído para que tenham excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Alguns já ingressaram na universidade. Um orgulho para todos nós”, declara Márcio Vieira, de RH.
A aluna Maria Eduarda Gomes tem mais um motivo para comemorar: a efetivação no cargo de auxiliar de oficina. “O curso mudou a minha vida pessoal e tenho certeza de que será um diferencial na minha carreira profissional”, comemora. Com essa turma, o Projeto Pescar completa a formação de 42 alunos no Grupo Lapônia. A boa notícia é que mais uma turma vem aí. No mês de setembro começam as aulas.
Desde o início do curso, meus olhos brilharam pela oficina. Eu tinha paixão pela mecânica de carros, agora tenho pela de caminhões. Trabalhar aqui parece um sonho. Quero aprender e me especializar mais a cada dia.

Maria Eduarda Gomes
Itu |
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Solidariedade aos colegas da Dipesul
As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram vítimas e uma infinidade de problemas à população. Mas, se foram dias de muito transtorno, foram também de enorme solidariedade. O Grupo Lapônia não ficou de fora. No mês de junho, um caminhão-oficina saiu da unidade de Araçatuba rumo à Dipesul de Canoas. A missão? Auxiliar a concessionária no atendimento aos clientes que tiveram veículos afetados pelas águas.
Além do caminhão, equipado com as ferramentas e os aparelhos necessários para a manutenção básica dos veículos, seguiram para lá dois profissionais Lapônia, que ficaram cerca de 15 dias na cidade. “Havia bastante trabalho a ser feito, mas foi gratificante poder ajudá-los naquele momento”, afirma Lucas Mateus Santos de Souza, de Araçatuba. “Fomos muito bem recebidos por eles e ficamos impressionados com a resiliência dos gaúchos, estão determinados a se reerguerem”, completa Davi Fernando Pardo Valverde, de Itu.
Após as enchentes, a concessionária estava sem infraestrutura e sem profissionais suficientes para a demanda dos clientes. Os profissionais voltaram, mas o caminhão permaneceu lá por mais 15 dias, e foi de grande utilidade.

Adnilson Barbosa
Itu
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Plano de Serviços: acelerar a migração do Azul para o Prata
As pesquisas comprovam: o nível de satisfação dos clientes da linha F com o Plano Ouro é alta. Eles valorizam a importância dos benefícios do plano, que aumenta em até 90% a disponibilidade do veículo. “Agora desejamos que os clientes VM reconheçam as vantagens do Plano Prata”, enfatiza Marcio Domingues, gerente de contratos de manutenção. “Além dos benefícios na produtividade, está comprovado que os veículos Volvo com Plano Ouro ou Prata alcançam maior valor de revenda”, complementa.
O objetivo é incentivar a migração dos clientes VM que têm contrato Azul para o Prata, argumentando que, além da troca de óleo, filtros e revisões, o Plano Prata cobre manutenções preventivas e corretivas do trem de força. “Os clientes VM são exigentes com o desempenho dos veículos. Mesmo com veículos que rodam menos, sabem da necessidade de maior eficiência operacional e rentabilidade na operação”, reforça Domingues. "Para isso, estamos investindo no desenvolvimento dos consultores de negócios, por meio de treinamentos consistentes de estratégias de vendas, porque o Plano de Serviço Volvo é a forma mais segura de manter os veículos sempre rodando, nas melhores condições", finaliza.
Nossa meta é ampliar o número de clientes VM com Plano Prata. E que assim possam comprovar as vantagens do Prata, como os clientes da linha F têm confiança no Ouro.
Marcio Domingues
Itu
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Mexa-se e viva melhor
Não se trata de modismo, o corpo humano não foi feito para ficar parado. A prática regular de atividade física traz uma série de benefícios para o organismo: melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos, ajuda a emagrecer, entre outros. E pode até combater doenças.
Marcelo Dantas, da unidade de Araçatuba, sabe bem o que é isso. Ainda criança, ficou curado da bronquite asmática quando começou a jogar futebol. De lá para cá, nunca parou de praticar exercícios. “Faço musculação todos os dias e corro 20 km por semana. Além de me manter saudável, essa é uma rotina que me deixa preparado para participar das maratonas de rua. Ainda pretendo participar um dia da São Silvestre”, conta.
Para quem se animou, é bom lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental fazer exames médicos, avaliar as articulações e o funcionamento cardíaco. Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado, para diminuir o risco de lesões. Lembrando que, entre os benefícios oferecidos pela Lapônia, está uma parceria com o Gympass, que oferece descontos em academias.
Além de praticar atividade física, durmo bem e cuido da minha dieta, optando por alimentos saudáveis. Quero ter uma boa saúde hoje e na minha velhice.
Marcelo Dantas
Araçatuba |
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Aos motoristas, com carinho
Eles transportam as riquezas e a economia, de norte a sul, de leste a oeste do país. Abastecem as indústrias, o comércio e as casas dos brasileiros e merecem a maior atenção e cuidado de todos da Lapônia. “No dia dedicado ao motorista profissional, 25 de julho, lembramos da sua importância, do cuidado quando estão em nossas instalações”, lembra Ricardo Salata, diretor Comercial de Serviços. “E somos incansáveis em transparência, qualidade e agilidade em todos os serviços que oferecemos”, complementa.
Além de profissionais preparados, casas amplas e modernas, a Lapônia quer cuidar também dos motoristas, oferecendo conforto e facilidades em todas as unidades. Exemplo disso são as salas de motoristas, cuidadosamente equipadas para propiciar a estrutura necessária enquanto esperam a manutenção dos veículos. Assim, todo dia é dia de encantar os clientes. “Além do melhor atendimento e serviços, queremos que eles se sintam em casa, para continuar fiéis e nos reconhecendo como os melhores em satisfação dos clientes”, enfatiza Salata.
A todos os motoristas – a exemplo do cliente da Lapônia Itu, Abel Bento Filho, que em julho adquiriu dois novos caminhões FH 500 6x2 – os nossos parabéns, porque no dia a dia são eles que movimentam o nosso país.
Na Lapônia, me sinto parte da casa, que me oferece excelentes soluções e serviços, além de um atendimento nota 10. Quem trabalha na estrada sabe. Esses são pontos fundamentais para nossa segurança e para a disponibilidade dos veículos nas operações de transporte. Sem dúvida, é a valorização do motorista o ano todo.
Abel Bento Filho
Cooperativa de Transportes Autônomos de Bens de Sorocaba e Região (CTS) |
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E o nosso teste de conhecimentos continua incentivando a leitura do Conexão e distribuindo prêmios.
Conheça os felizes ganhadores que acertaram a resposta do Quiz de junho:
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Andressa Cristina Todero
Itu |

Edson Aparecido de Oliveira
Araçatuba |

Jordão Ribeiro da Silva
Araçatuba |
Você pode ser um dos próximos.
Lembre-se: a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
A pergunta é:
Qual é o objetivo do “Jeito Lapônia de Encantar Pessoas”?
A: Criar momentos “uau” para cada cliente
B: Incentivar cuidado e atenção com os clientes
C: Treinamento para atitudes que encantam os clientes
D: Todas as respostas estão corretas

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
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Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
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Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
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Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
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Queremos saber, o que você achou do Conexão?
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