Boletim eletrônico interno Lapônia
 |
|
Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 18 I 27.05.2024 |
Maio é mês de aniversário. Parabéns para a Lapônia e a todos que fazem parte dessa trajetória de sucesso. Este mês é também o Maio Amarelo, dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, neste ano com o tema “Paz no trânsito começa por você”. Mas na Lapônia todo mês é amarelo, porque a segurança dos funcionários nas instalações das oito unidades e no trajeto é prioridade.
Maio ainda foi mês da Agrishow, em Ribeirão Preto. Em conjunto com a fábrica, a Lapônia marcou presença na maior feira do agronegócio do mundo. E, para participar da maior vitrine do agro, um grande time trabalhou duro na organização. Desde a preparação, planejamento até o atendimento aos clientes. E os resultados valeram a pena!
Maio é ainda mês das mães e a Lapônia presta homenagem a todas as mamães como a Talita Domingues do Carmo, de Itu, mãe dos gêmeos Henry e Kevin, de oito meses, que, a exemplo de tantas colegas, equilibra a vida pessoal e a profissional com a maternidade. Esta edição ainda traz notícia sobre a reforma em Ribeirão Preto, a
Trilha de Conhecimento para os Auxiliares e até a iniciativa de um grupo de colegas em São Manuel que usa a pausa para o almoço para relaxamento e valorização da fé.
Boa leitura a todos!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 11 minutos
|
 |
|
 |
Neste mês de maio, a Lapônia completa 43 anos de história, desafios e muitas conquistas. Quem acompanha essa jornada ou parte dela sabe, que essa trajetória de sucesso se deve aos contínuos investimentos e inovação, às pessoas que fazem a Lapônia ser referência na rede Volvo e, principalmente, a satisfação dos clientes. E para comemorar a data, convidamos os diretores da Lapônia para responder a pergunta:
Como a Lapônia chega aos 43 anos?
Confira no vídeo só o que eles têm a contar! |
|
 |
|
 |
Cá Entre Nós: os uniformes viraram realidade
Uma novidade agradou aos funcionários que têm contato direto com os clientes: todos passaram a trabalhar uniformizados. Uma solicitação que chegou por meio do Cá Entre Nós, em 2022, e no mês de abril tornou-se realidade.
Após um período de avaliação, a diretoria optou pela concessão dos uniformes. “A ideia foi aceita porque reforça a identidade visual da marca e facilita a identificação do funcionário pelo cliente”, explica Amanda Nabarrete, de RH. “Além disso, os uniformes destacam a cultura de segurança aos olhos dos clientes, uma vez que neles está também a logomarca do Cuidado Ativo, enfatizando que trabalhamos em prol de um ambiente seguro para todos”, complementa.
Considerando todas as unidades da Lapônia, foram distribuídos cerca de 200 kits de uniformes, contendo cinco camisas polo e uma jaqueta. Equipes inteiras de administração de vendas, vendas de veículos novos e seminovos, seguros, consultoria (pós-venda, peças, serviços e pneus) e célula ativa estão trabalhando ainda mais entusiasmadas em seu atendimento aos clientes.
Além da praticidade, o uso de uniforme nos motiva e aumenta o envolvimento com a marca. Atuei distribuindo os kits de uniformes e pude ver que esse é um sentimento geral entre os funcionários.

Daniele Boschetti Machado
Itu
|
|
 |
|
 |
Trânsito: cuidados que valem a vida
O Movimento Maio Amarelo, idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, trouxe este ano o tema “Paz no trânsito começa por você.” Um dos valores fundamentais da Volvo e do Grupo Lapônia é a segurança. Assim, em conjunto com a CIPA, mais uma vez a Lapônia se engajou ao movimento. “Realizamos várias ações internas, incluindo campanhas educativas e a apresentação do tema nos Diários de Segurança”, comenta Gabriel Prado, de Saúde e Segurança do Trabalho e membro do Observatório.
Cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo em acidentes de trânsito e o Brasil está entre os países com mais mortos e feridos. Nesses números estão incluídos os motociclistas, que são ainda mais vulneráveis a acidentes graves. Dados da Polícia Federal mostram que nos primeiros meses do ano foram registrados mais de 7 mil acidentes, com mais de 430 mortes. A regra do trânsito é clara: o maior deve cuidar do menor. No entanto, os mais desprotegidos devem ter uma conscientização ainda maior e manter cuidado redobrado. O alerta serve para os colaboradores da Lapônia que utilizam motocicletas para trafegar pelas rodovias que dão acesso ao local de trabalho. A palavra-chave é prudência, sempre!
Estava voltando do trabalho para casa de moto, um carro cruzou o sinal vermelho e me atingiu. Não me machuquei, mas ficou a lição de que é preciso estar muito atento à direção dos motoristas, muitas vezes imprudentes, à nossa volta.

Pedro Felipe Sales de Almeida
Itu
|
|
 |
|
 |
Reforma total em Ribeirão Preto
Uma ampla reforma deixou a Lapônia Ribeirão Preto de cara nova, por dentro e por fora. Com mais de 100 funcionários, a casa não parou durante as obras, iniciadas em 2023 e finalizadas recentemente. As áreas estão mais amplas, funcionais, organizadas, modernas e, claro, mais bonitas. Do lado de dentro, além da mudança de layout e da troca do piso e pintura, o mobiliário foi renovado. “Todo o trabalho que tivemos para a realização da obra valeu a pena. Estamos muito felizes com o resultado”, afirma Luana Carla Gimenes.
Na área externa e na oficina, mais benfeitorias podem ser vistas. Foram construídos dois novos espaços de Pit Stop, houve aumento no número de boxes (agora são 20) e o lavador de peças agora está ao lado da sala de montagem, que também aumentou. O pátio para manobras de veículos foi ampliado. A sala dos motoristas recebeu inúmeras atrações e comodidades. Para os funcionários, vestiários e banheiros reformados, incluindo um banheiro feminino. A revitalização da concessionária de Ribeirão Preto faz parte do plano de expansão e investimentos do Grupo Lapônia. Em breve serão iniciadas as obras de melhoria na unidade de Araçatuba. E,neste ano, começa a obra da nova casa de São Manuel, com previsão de término em 2025.
Além de o ambiente ficar mais espaçoso, organizado e agradável, o novo layout nos aproximou dos consultores técnicos, o que facilita a troca de informações quando estamos atendendo os clientes.

Edmilson Santos
Ribeirão Preto
|
|
 |
|
 |
Os desafios da maternidade
No mês de maio, comemoramos o Dia das Mães. Além de serem homenageadas, esse também é um momento de reflexão para elas, especialmente as que têm filhos pequenos. O que fazer para que cresçam felizes, saudáveis e bem-sucedidos? Como lidar com as incertezas e a ansiedade de educar um ser humano? Como criar os filhos para o mundo? Como se preparar para quando eles saírem de casa?
Talita Domingues do Carmo, de Itu, começou a se fazer essas e muitas outras perguntas desde que se tornou mãe dos gêmeos Henry e Kevin, há cerca de oito meses. “Quero oferecer o melhor possível para eles em termos de saúde, educação e bem-estar”, conta. “Acredito que eles precisam ser criados para serem independentes, capazes de fazer boas escolhas”, completa. E a realidade mostra que as mães também precisam se preparar para o futuro. Algumas pessoas experienciam a síndrome do ninho vazio, um fenômeno no qual pais vivenciam sentimentos de tristeza quando os filhos saem de casa. “Por isso, acho importante manter a minha carreira profissional e ter outros interesses e papeis, além da maternidade. Acredito que seja saudável para mim e para eles”, enfatiza Talita.
Como trabalho o dia todo, prezo pela qualidade do tempo que passo com os dois e com o meu marido. Também considero importante ter outras pessoas de confiança para nos ajudar a criá-los.
Talita Domingues do Carmo
Itu |
|
|
|
 |
|
 |
Dentro da série de Vídeos Pílulas sobre os diferenciais da Lapônia em serviços, disponível em nosso canal no YouTube, reforçamos que um caminhão premium exige tratamento premium. Por isso a Lapônia conta com um time de técnicos treinados para serviços de alta qualidade e para orientar sobre qual o pneu mais adequado para cada operação.
Como revenda autorizada Michelin, oferece um amplo estoque de pneus de todas as medidas à pronta-entrega. Destacamos também a linha de acessórios e a garantia se instalados na concessionária.

Assista, curta, compartilhe.
   
|
|
 |
|
 |
Além de investir em estrutura e expansão, o Grupo Lapônia prioriza o conhecimento. O Centro de Treinamento, em Itu, é um excelente exemplo disso. Inaugurado em 2020, é destinado a cursos para funcionários, clientes e motoristas. Com oito instrutores homologados pela Volvo, o CT possui três linhas de treinamento: técnico, comercial e de condução.
Atualmente uma turma de 25 funcionários está cursando a Trilha dos Auxiliares, um novo treinamento desenvolvido pela Volvo, com o apoio das concessionárias e da Abravo, para toda a rede. “Ao final dessa jornada de seis meses, que conta com treinamentos on-line, momentos vivenciais na oficina e treinamentos presenciais, os participantes terão uma visão clara do produto Volvo”, comenta Gustavo Reis, de Itu. “Os produtos Volvo dispõem de tecnologia de ponta e nossos profissionais precisam de uma base cada vez mais robusta. Afinal, os auxiliares de hoje serão os eletromecânicos de amanhã”, enfatiza. O conceito de eletromecânico aponta para a versatilidade do técnico de manutenção, para que consiga atuar bem, tanto na elétrica quanto na mecânica, aproveitando, claro, a fortaleza de cada profissional.
Dificilmente encontramos profissionais prontos em nossa área, por isso, termos a chance de desenvolvê-los internamente é um privilégio para todos nós. Além do conhecimento técnico, eles absorvem a cultura e os valores da marca Volvo.

Leandro Alonso
São José do Rio Preto
Entrei aqui como auxiliar de oficina e, quase ao mesmo tempo, a Trilha foi iniciada. Consigo ver a teoria e a prática juntas. Estou muito feliz e com muitos planos para a minha nova profissão.

Giovana Cristina Gomes da Silva
Itu
|
|
 |
|
 |
Agrishow
Sob um sol de 40 graus, muitos negócios
São mais de 500 mil metros quadrados de exposição e um público estimado de cerca de 200 mil pessoas em cinco dias de feira. Os números impressionam e fazem da Agrishow, em Ribeirão Preto, uma das maiores feiras do agro no mundo.
O estande da Volvo, em parceria com a Lapônia, também impressionou os clientes. Além da exposição de caminhões e equipamentos para o setor vocacional, teve como destaque o Cross Country (XC), um pacote de itens para complementar e aprimorar ainda mais o Volvo FH 6x4, utilizado na agricultura e o Volvo Extreme Service.
E, mesmo sob um sol de 40 graus, a Lapônia recebeu muitos clientes de todas as regiões e viabilizou bons negócios em vendas de caminhões, consórcios e plano de serviços. “É uma grande vitrine para apresentarmos as melhores soluções para o mercado vocacional e fortalecer relacionamento”, ressalta Paulo Soares, diretor comercial.
O que os visitantes não puderam ver foi o imenso trabalho que acontece nos bastidores meses antes de abrir o estande. Do planejamento à execução, treinamentos e preparação da equipe de atendimento, é um grande trabalho de cooperação entre a fábrica e a rede. O estande é sempre uma referência em arquitetura, exposição de produtos, oferta de serviços e cordialidade no atendimento aos clientes.
Depois de 11 anos voltamos à Agrishow e ficou um gostinho de quero mais.

Luiz Antonio Marcomini
Ribeirão Preto
|
|
 |
|
 |
Todos contra a dengue
Quando o assunto é a dengue, o cenário é alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou 2.073 mortes e mais de 4 milhões de casos registrados nos primeiros quatro meses do ano. A melhor solução é a prevenção!
Nas diversas unidades da Lapônia ocorreram ações de conscientização, além de terem sido implementadas medidas para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Os cuidados com a saúde, assim como com a segurança, precisam fazer parte da rotina. No caso da dengue, é preciso estar atento a detalhes como o acúmulo de água, a limpeza e a organização de ambientes internos e externos”, afirma Gabriel Prado, de Saúde e Segurança do Trabalho.
Em Regente Feijó, por exemplo, uma das reuniões diárias de segurança (DDS) abordou a dengue, com reforço dos cuidados necessários para a prevenção da doença. Um gemba foi aplicado para verificação de água em pneus, lonas, peças paradas e a situação da caixa d´água. Além disso, um kaizen sugeriu que repelentes fossem colocados à disposição dos funcionários. Ideia implantada não apenas em Regente Feijó, mas em todas as unidades da Lapônia. “É importante lembrar que, mesmo com a tendência de queda ou estabilidade da doença, os cuidados precisam continuar”, enfatiza Gabriel.
Além das ações já realizadas, estamos atentos à manutenção dos bons hábitos adquiridos de prevenção de doenças como a dengue.

Adriana Malfatti
Regente Feijó |
|
|
 |
 |
Vai com fé
Na unidade de São Manuel, a pausa para o almoço é sinônimo de relaxamento e manifestação de fé. Às segundas, quartas e sextas-feiras, vários colegas se reúnem para um breve estudo bíblico. O local definido para isso é a sala do líder da Reforma, Edson Lessa. O grupo que conduz essa atividade se reúne há algum tempo e tem visto o número de participantes crescer. Atualmente, em média 15 pessoas participam desses momentos, que atraem tanto funcionários quanto terceirizados.
“É muito gratificante ver essas pessoas aqui, compartilhando conhecimento e dedicando alguns minutos do dia à reflexão sobre a palavra de Deus”, ressalta Edson. Além da leitura e debate sobre as palavras da bíblia, o grupo canta alguns hinos, acompanhado por instrumentos como violão e cajon. Edson diz que muitas pessoas já relataram que essa prática semanal tem trazido benefícios tanto para as relações profissionais quanto pessoais.
Esses encontros permitem que colaboradores de diferentes áreas se conheçam, tornem-se amigos. Sinto-me feliz em fazer parte disso.

Edson Lessa
São Manuel |
|
 |
|
|
E o nosso teste de conhecimentos continua incentivando a leitura do Conexão e distribuindo prêmios.
Conheça os colegas que acertaram a resposta da pergunta da edição de Abril e foram sorteados:
|

Caroline Cristiane Thomaz Ribeiro
São Manuel |

Marcelo de Oliveira Dias
São José do Rio Preto |

Matheus Henrique Ferreira da Silva
Itu |
Você pode ser o próximo ganhador.
Assinale a opção correta abaixo, lembrando que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
A pergunta é:
Quais os maiores diferenciais da Lapônia em pneus e acessórios aos clientes?:
A: Time de técnicos treinados
B: Serviços de alta qualidade
C: Atendimento e orientações
D: Todas as opções estão corretas

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
|
Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
|

Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
|

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
|
|
Queremos saber, o que você achou do Conexão?
|
| Acesse aqui as edições anteriores |
|

|
|