Boletim eletrônico interno Lapônia
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Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 24 I 25.11.2024 |
O final do ano está se aproximando, mas continuamos num ritmo intenso de atividades e conquistas. Quem assina a seção “Opinião” é o diretor Comercial de Serviços, Ricardo Salata, que destaca o belo trabalho que o time comercial fez na Fenatran, no atendimento às centenas de clientes que visitaram o estande da Volvo e a superação de metas de vendas.
Novembro marcou a comemoração dos 30 anos do FH. O colega Sílvio Roberto Meschieri, de São Manuel, presenciou o lançamento em 1994 e a reação do mercado com a chegada do famoso “cara chata”.
Não deixe de ler sobre os excelentes resultados na venda de Planos de Serviços Ouro em Araraquara, com depoimento da Thais Furlan Esteves. Ainda nesta edição, a importância das Oficinas Express, os desafios diários da área Contábil e Fiscal, a conscientização sobre o Novembro Azul e tantos outros assuntos de importância para todos os funcionários.
E no fechamento desta edição, mais uma boa notícia: a formatura da terceira turma do Iron Women em parceria com a Carsten Serviços. Mais 12 mulheres capacitadas para pegar as estradas e uma nova oportunidade profissional.
Participe da pesquisa sobre o Conexão, com o objetivo de aprimorarmos ainda mais o informativo e, em primeira mão, o filme sobre a contribuição da Lapônia para a transformação social.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 11 minutos
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A melhor Fenatran, o melhor time
“A edição 2024 foi a melhor Fenatran de todos os tempos e confirmou que, além do maior evento de transporte de cargas da América Latina, é o maior palco de prospecção, vendas e de relacionamento com os clientes. A Volvo, como um todo, atingiu a marca histórica de cerca de R$ 3 bilhões em negócios, somando caminhões, planos de serviços, seguros, consórcio e locação de veículos, superando as melhores expectativas.
Junto com o nosso time comercial e de suporte, voltamos da feira, no início deste mês, felizes e realizados por termos superado nossas metas, não apenas em veículos novos, consórcio e seguros, como em planos de serviços, telemetria, peças e pneus. Conquistamos novos clientes e fidelizamos clientes especiais.
Acredito que os excelentes resultados foram graças:
• À grandiosidade do estande da Volvo, com mais de 3 mil metros quadrados, que apresentou não apenas as linhas de caminhões como destacou as áreas de tecnologia, conectividade, inteligência artificial, serviços e sustentabilidade da marca.
• O grande número de visitantes. Estima-se que cerca de 45 mil pessoas, entre transportadores e pessoas de diversas áreas do setor visitaram a feira. Só da Lapônia cerca de mil clientes foram conhecer nosso estande e fechar negócios.
• E, principalmente, a nossa equipe comprometida, cheia de gás e incansável nos plantões, atendimento e argumentação de vendas aos clientes.
Por isso, em nome da diretoria, quero aproveitar este espaço para, mais uma vez, agradecer cada um de vocês pelo trabalho, energia e comprometimento na Fenatran. Quero agradecer também todos os que permaneceram nas unidades, cuidando da nossa rotina e atendendo os transportadores e motoristas em suas necessidades.
É isso que nos faz forte. O nosso espírito de time.”
Ricardo Salata
Diretor Comercial de Serviços |
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Novembro Azul, valorização da vida
A Lapônia vestiu novamente a cor do Novembro Azul. E mais que isso, fortaleceu internamente a sensibilização e a conscientização dos seus funcionários em relação à importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. Dados do Ministério da Saúde informam que a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia.

Assim como no Outubro Rosa, além da realização de um almoço especial, foram disponibilizadas cartilhas sobre o tema e distribuídos confeitos na cor da campanha, simbolizando as “pílulas da prevenção”. Os homens também contaram com isenção da coparticipação no plano de saúde nas consultas com especialista. “Os esforços são para que as campanhas atinjam o efeito desejado. Por isso, a empresa investe tempo e recursos, incentivando e facilitando o cuidado com a saúde”, comenta Evelin Oliveira, de Recursos Humanos. Alguns funcionários enviaram o seu feedback à área, como o colega Ari Jacinto Júnior, de Itu, que elogiou a campanha: “Acredito que campanhas internas tendem a surtir mais efeito do que as da grande mídia. E demonstram a preocupação da empresa com a saúde de todos nós”.
Por conta de relatos de pessoas conhecidas, passei a fazer os exames de prevenção do câncer de próstata. É preciso deixar o preconceito de lado e dar prioridade à saúde, sempre.

Ari Jacinto Júnior
Itu
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Conexão Lapônia
Queremos ouvir você
Após dois anos de circulação, é hora de conhecer sua opinião sobre o
Conexão Lapônia, o principal canal de comunicação para os funcionários de todas as unidades. Produzido mensalmente sob a gestão das áreas de Recursos Humanos e Comunicação de Marketing, conta com o apoio de colegas conselheiros de todas as unidades, dando voz e levando informações a todos sobre os fatos, as notícias e as pessoas que movem a Lapônia.
Com a sua opinião, vamos fortalecer o que é positivo e fazer melhorias para que o Conexão atenda as expectativas de informação de todos, contribuindo com o clima interno e os objetivos da empresa.
Contamos com você!
Para responder a pesquisa, basta acessar o link: https://forms.gle/nrxbjSLwFgMAUTEh8
Importante: o prazo encerra-se dia 09 de dezembro.
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30 anos do FH:
colega de São Manuel faz parte desta história
Este ano, o Volvo FH está completando 30 anos. O icônico caminhão que transformou o mercado global tem muitas histórias para contar.
O colega Sílvio Roberto Meschieri, de São Manuel, estava na Lapônia quando o FH12, ainda importado da Suécia, foi lançado no Brasil. “A primeira vez que vi o FH foi em uma matéria da revista Eu Rodo, da Volvo. Depois veio a notícia de que haveria lançamentos regionais. Foi um grande espanto para todos. Os clientes ficavam imaginando como poderia dar certo no Brasil um veículo cara chata e com motor eletrônico, naquela época?”, lembra.
O tempo mostrou que a marca Volvo estava certa mais uma vez. O FH é o caminhão mais vendido do país há muitos anos, entre todas as categorias e marcas. Por aqui, desde o seu lançamento até hoje, foram entregues 200 mil unidades. “Sem dúvida, o FH é o caminhão mais desejado. Até porque ele não para no tempo, está sempre evoluindo, a concorrência não consegue superá-lo”, orgulha-se Sílvio. No início de novembro, na Fenatran, a Volvo apresentou em seu estande a “Série Especial FH 30 Anos”, exclusiva para o Brasil.
No dia do lançamento, houve fila para o test-drive. Os caminhões vermelhos causaram um enorme alvoroço. Todos queriam explorar cada detalhe do caminhão.
Sílvio Roberto Meschieri
São Manuel
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Papai Noel por um dia
Este ano, a campanha Natal Solidário está diferente. A Lapônia aderiu à campanha de solidariedade Papai Noel dos Correios. Uma iniciativa emocionante: cartas escritas por crianças de várias partes do Brasil, contendo seus desejos de Natal, são disponibilizadas para que voluntários possam realizar esses sonhos. Por isso, foram montadas árvores de Natal em todas as unidades da Lapônia, para que os funcionários ou grupos de colegas escolham uma dessas cartas para comprar os presentes. Mas, se a campanha está de cara nova, o objetivo continua o mesmo: fazer o bem, retribuindo de alguma forma todas as coisas boas recebidas durante o ano. “Agradecemos a todos que estão participando de alguma forma. Sem dúvida, farão a alegria de muitas crianças”, destaca Evelin Oliveira, de Recursos Humanos. Na Lapônia, a campanha começou no dia 14 de novembro, seguindo até o dia 29. No dia 3 de dezembro será feita a entrega nos pontos de recolhimento de cada cidade.
Além de encontrar madrinhas e padrinhos para fazer a magia do Natal acontecer, a campanha dos Correios, iniciada há 35 anos, tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Para saber mais: https://blognoel.correios.com.br/
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Área Contábil e Fiscal, pilares fundamentais da Lapônia
A área Contábil e Fiscal atende todas as unidades da Lapônia. Na equipe, cinco analistas altamente capacitados para os desafios diários, que contam com o apoio de estagiários. Entre outras atividades, a contabilidade é responsável pelas operações financeiras, registra toda compra e venda, despesas e receitas, concilia a movimentação e garante que as informações reflitam a realidade da empresa. Também prepara relatórios, como balanços patrimoniais e demonstração de resultados. “Trabalhamos com dados fundamentais para a tomada de decisão da diretoria e fazemos o report dos números para a fábrica”, comenta o coordenador Emerson Ribeiro dos Santos. Para se ter uma ideia da movimentação na área, de janeiro a setembro deste ano foram mais de 2 milhões de registros de transações financeiras.
Na parte fiscal, o objetivo é estar em dia com impostos e declarações fiscais. Além de atender às fiscalizações e auditorias, o departamento lança no sistema as notas fiscais sem movimentação de estoque e oferece suporte às áreas em caso de problemas fiscais. De janeiro a setembro foram atendidos 7.726 chamados pela área. “Nosso trabalho exige diariamente concentração, gestão do tempo e conciliação de atribuições”, conta Talita Domingues do Carmo, do departamento contábil. “A área existe para atender à legislação, à diretoria e à Volvo com informações seguras e precisas”, esclarece Emerson.
É muito gratificante trabalhar nessa área. Além de gostar do que faço, sinto que os nossos esforços e resultados são reconhecidos dentro da Lapônia.

Talita Domingues do Carmo
Itu
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Compromisso com a transformação social
O que a Claudia Mendanha, a Lais Gati e o Eliabe Santos têm em comum? Os três são exemplos do compromisso da Lapônia para a transformação social, abrindo portas a jovens, adultos e crianças com novas oportunidades e um futuro mais digno e promissor. Porque a Lapônia, uma das maiores revendas de caminhões e ônibus Volvo no país, faz parte de um Grupo centrado no ser humano. Além de oferecer o melhor atendimento aos clientes, está ajudando a construir o mundo em que queremos viver. “Devolvemos para a sociedade um pouco do que recebemos”, destaca Amanda Nabarrete, gerente de Recursos Humanos. Confira o vídeo.
Assista, curta, compartilhe.
   
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Oficinas Express:
ganhos para o cliente e para o Pós-Venda
As Oficinas Express do Grupo Lapônia não medem esforços para estar em linha com o objetivo de realizar serviços focados em transparência, agilidade e qualidade. Características essenciais para manter a disponibilidade dos veículos e a satisfação dos clientes. Na realização desse trabalho estão eletromecânicos altamente habilitados para a realização de diagnósticos precisos e serviços rápidos, como manutenções corretivas e consertos em geral.
Em São José do Rio Preto, a oficina express conta com 13 profissionais. “Trabalhamos em sintonia com a oficina convencional, ou seja, que realiza os serviços mais complexos. Trocamos ideias, experiências e serviços”, afirma Deivid Douglas de Andrade, líder da oficina na unidade. “Trabalhar em equipe e em sintonia com os colegas nos torna melhores no que fazemos”, completa Rannieli Donisete da Fonseca Fagundes, um dos eletromecânicos da unidade.
Outros fatores importantes para a agilidade e eficiência dos profissionais é a organização do espaço e das ferramentas. “Além disso, fazemos uma triagem já na chegada do motorista, muitas vezes fazendo um pré-diagnóstico na entrada da concessionária”, explica Deivid. Nas Oficinas Express a regra é clara: quanto mais rápida a liberação do veículo, seja caminhão ou ônibus, mais ganho para o cliente e mais reconhecimento para os serviços de pós-venda.
A troca de conhecimento e ideias entre os funcionários mais antigos e os mais novos traz ganhos para todos nós e para os clientes. A gente sempre tem algo para ensinar ou aprender em nossas funções.

Rannieli Donisete da Fonseca Fagundes
São José do Rio Preto
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Plano de Serviços Ouro:
orientação e confiança conquistam os clientes
“Não só vendo planos de serviços, ajudo na gestão de frota e faço o acompanhamento dos serviços no caminhão”, enfatiza a Thais Furlan Esteves, de Araraquara. Ela conta que os bons resultados de Araraquara na venda de Planos de Serviços Ouro acontecem graças a um trabalho dedicado da equipe. “O nosso segredo é explicar para o cliente todas as vantagens da conectividade avançada para tirar o máximo da frota através da Condução Inteligente Volvo, o CIV”, explica. “Ressaltamos a importância dos relatórios de dados, as possibilidades de controle de desempenho e as comparações para maior eficiência dos caminhões e redução de custos”, complementa.
“Quando o cliente entende a navegação simples e intuitiva, ele não pensa duas vezes e assina o contrato de Plano de Serviços.”
Ela sabe da importância do bom atendimento e da orientação aos clientes sobre as soluções que a Volvo oferece para maior desempenho dos caminhões e dos negócios. “Antes da Lapônia, trabalhei numa transportadora, já estive do outro lado”, fala com propriedade.
Nosso trabalho dedicado tem ajudado a conquistar a confiança dos clientes para a realização de novos negócios e intensificar a importância da conectividade.
Thais Furlan Esteves
Araraquara
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Nem é preciso olhar o calendário para saber que o fim do ano e as férias de verão já estão chegando. Época em que o movimento nas estradas aumenta consideravelmente. Para aqueles que irão viajar de carro ou moto, é importante ter em mente que toda viagem requer planejamento, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade de todos no trajeto.
Dicas para quem vai viajar:
• Manutenção: verificar se as manutenções do veículo estão em dia. O ideal é fazer uma revisão geral antes da viagem.
• Documentação: é importante estar com a documentação em dia, Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
• Rota: planejar a rota, prevendo pontos de abastecimento, descanso, alimentação. Baixar mapas off-line para navegação em áreas sem cobertura de dados móveis ou em caso de o GPS falhar.
• Comportamento seguro: respeitar o limite de velocidade da via, não utilizar celular enquanto dirige, não beber antes de dirigir. No caso do transporte de crianças ou pets no carro, seguir a legislação específica.
• Prevenção: levar itens úteis em caso de longas esperas na estrada ou imprevistos: dinheiro em espécie, água, lanche, protetor solar, óculos de sol, repelente, lanterna, toalha de papel, sacos de lixo.
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Fenatran 2024: missão dada, missão cumprida
A Fenatran 2024 mostrou novamente a sua importância para o setor de transporte de cargas, para a Volvo e para a Lapônia. Mais de 50 colegas das áreas comerciais e suporte de todas as unidades desembarcaram no São Paulo Expo, com a missão de atender os clientes e construir a carteira para 2025 de veículos novos e serviços. Missão dada, missão cumprida. No fechamento da feira dia 8 de novembro, a comemoração foi pela superação dos objetivos.
“Foram cinco dias intensos, de muito trabalho e entusiasmo para atender os nossos mais de mil clientes que visitaram o estande da Volvo”, destaca Marcos Monteiro, de Comunicação e Marketing. “É bonito ver todo o time vestindo literalmente a camisa da Lapônia com energia, apesar do ritmo intenso da feira”, complementa.
E o estande da Volvo, como sempre, atraiu muita atenção dos visitantes, com a apresentação da “Série FH Especial 30 Anos”, o FM Electric, o FH B100 Flex e a linha vocacional com os caminhões FMX e VMX. Destaque também para todos os serviços que a Volvo oferece, em especial planos de serviços, conectividade, telemetria e inteligência artificial. Atrações de encher os olhos... de orgulho e emoção. Que venha a próxima!
Voltamos cansados, mas felizes com tantos bons resultados.

Marcos Monteiro
Itu |
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Responda a pergunta e concorra a brindes.
Na edição de outubro os colegas sorteados e que responderam (e acertaram) as perguntas no Quiz foram:
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André Luiz Borges da Silva
Ribeirão Preto |

Jonathan França Cavalcante
Itu |

Taiane Dangelo Oliveira
Araçatuba |
Lembrem-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
A pergunta é:
O FH está completando 30 anos no Brasil. Quantas unidades já foram entregues desde o seu lançamento?
A: 200 unidades
B: 2.000 unidades
C: 200.000 unidades

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
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Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
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Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
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Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
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Queremos saber, o que você achou do Conexão?
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