Boletim eletrônico interno Lapônia
 |
|
Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 11 I 30.10.2023 |
O ano está passando rapidamente, já estamos no final de outubro. E a Lapônia vive diariamente para implementar melhorias em suas rotinas, visando atingir seus objetivos comerciais, com maior eficiência, segurança e qualidade de vida aos seus funcionários.
Nesta edição, Marcus Abreu, Diretor Administrativo-Financeiro, aborda a importância de fortalecer a segurança digital e fala das medidas e investimentos que estão sendo feitos para evitar crimes virtuais e deter o acesso não autorizado a ativos corporativos, preservando a integridade e a confidencialidade das informações.
Os processos internos também estão migrando para maior segurança e eficiência e agora estão disponíveis na Intranet. O Programa Cá Entre Nós fecha o ano com quase o dobro de ideias em relação ao ano passado e o Agendamento Ativo mostra crescimento gradativo no planejamento dos clientes para as paradas de manutenção
Ainda destacamos a alta experiência do Reginaldo Dantas em propulsão do motor, nos unimos ao Outubro Rosa, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, e prestamos homenagem às crianças pelo seu dia, valorizando a arte dos pais brincarem com os seus filhos. Não deixe de ler, comentar e participar do Quiz.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 11 minutos
|
 |
|
 |
Segurança digital, responsabilidade coletiva
“Todos conhecemos alguém que teve o aparelho de celular hackeado e sabemos das consequências. Imagine a dimensão de um ataque de hacker numa empresa.
Estamos vivendo as facilidades de um mundo conectado e digitalizado, com todos os benefícios para as empresas e para a nossa vida pessoal. Mas, ganhos de um lado, muitos riscos, por outro.
Não podemos esquecer da segurança, cada vez mais imprescindível, para proteção dos dados e informações.
Se antes era preciso cuidar da integridade dos documentos, hoje a preocupação abrange sistemas de informação. Para isso, tanto a Volvo como nós na Lapônia estamos investindo fortemente em segurança digital, visando deter o acesso não autorizado a ativos corporativos, preservando a integridade e a confidencialidade das informações.
A partir de agora, para acesso aos sistemas Volvo, além da senha, haverá uma dupla barreira de segurança com a utilização de um token. Estamos em fase de implantação também de um único login para acesso aos muitos sistemas e acabamos de renovar o software antivírus, para monitoramento de ameaças e limpeza de arquivos maliciosos.
Mas esse não é um desafio só da empresa, envolve a participação dos funcionários, que precisam estar atentos às brechas para ataques e crimes virtuais. Um simples clique num link ou e-mail duvidoso pode trazer consequências graves na rede de comunicação, facilitando o acesso aos sistemas.
Assim, queremos alertar sobre o cuidado e a responsabilidade coletiva na integridade dos dados da empresa.
Um cuidado que vale para nossos dados pessoais também.”
Marcus Abreu
Diretor Administrativo-Financeiro
|
|
 |
|
 |
Processos internos agora estão na Intranet
No último encontro estratégico da área de Serviços, realizado em 11 e 12 de setembro, surgiu a decisão de reforçar a forma de armazenamento dos procedimentos, processos e padrões internos da empresa, devido à evolução da tecnologia. Até pouco tempo atrás, o acesso a esses procedimentos era todo físico, com o manuseio de documentos impressos em papel. “A partir de agora, todas essas informações foram colocadas na Intranet/Sustentabilidade da Lapônia, a que todos têm acesso”, explica Márcio Guimarães, Gestor da Área de Sustentabilidade.
|
 |
Nesse site podem ser acessadas as pastas em que estão disponíveis os processos de todas as áreas da empresa. “Agora houve a modernização e todas as modificações e melhorias dos processos internos são realizadas on-line e isso vem ao encontro da estratégia da empresa em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. Há também um ganho de eficiência e exatidão na atualização dos processos”, complementa. |
|
 |
|
 |
Outubro Rosa
A importância do diagnóstico precoce
Outubro é rosa e momento de alerta sobre o câncer de mama. Estudos informam que, no Brasil, entre 2023 e 2025, infelizmente, devem ocorrer mais de dois milhões de novos casos da doença ou cerca de 704 mil diagnósticos por ano. A Lapônia, sempre preocupada com a qualidade de vida das pessoas, se une ao movimento internacional, para alertar sobre a importância da prevenção. Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%.
No programa de atividades nas unidades, além de uma cartilha com orientações, foram distribuídos botons para todos os colaboradores e clientes, com o slogan: “Pode se cuidar. Nós cuidamos do seu Volvo”.
|
 |
Durante o mês de outubro, as 200 primeiras mulheres que agendaram uma revisão nas concessionárias ganharam uma echarpe exclusiva Volvo. Para fechar o mês rosa, no dia 26 foram promovidas palestras sobre o tema com a médica Andreza Grams, além do depoimento da colega Rita de Cássia Pires Armbrust. “O nosso corpo sempre envia sinais. Cabe à gente perceber que há algo de errado para tratar a tempo. Descobri a doença em agosto de 2019, em razão de uma infecção nas vias aéreas e muita febre durante mais de 15 dias. Passei por uma cirurgia de retirada e 15 dias depois iniciei as sessões de quimioterapia por 5 meses. Em julho de 2022, entrei no setor de contabilidade da Lapônia já liberada pelos médicos, mas ainda tendo de cumprir o protocolo de 5 anos de exames e observação para ser considerada livre do câncer.

O combate ao câncer é 100% psicológico.
O trabalho tem sido fundamental na minha superação.
Rita de Cássia Pires Armbrust
Itu
|
|
 |
|
 |
Cá entre nós fecha 2023 com 613 sugestões
Quem participou sabe, o Programa Cá Entre Nós está sendo um divisor de águas na comunicação interpessoal na Lapônia. Desde 2022 vem dando oportunidades para os funcionários terem maior acesso à Diretora-geral do Grupo, Mônica Beckert, e contribuir com sugestões de melhorias.
Neste ano, o programa inovou, dividindo os funcionários em turmas, incentivando opiniões e sugestões nas áreas de meio ambiente, satisfação dos clientes e segurança. “Quase dobramos o número de ideias apresentadas em relação a 2002, com bom nível das sugestões apresentadas”, comenta Mônica Beckert. Foram 613 em todas as oito casas, contra 390 em 2022. “Com temas direcionados, facilitamos o entendimento das pessoas e isso contribuiu para o crescimento do número de sugestões e alcançarmos 84% de presença”, comemora.
Neste ano o programa começou em março e foi concluído em setembro. No balanço, já foram implementadas ações nas concessionárias de Itu, São Manoel, Ourinhos, Araraquara e Araçatuba. O acompanhamento das ações em Ribeirão Preto, Regente Feijó e São José do Rio Preto, as últimas casas onde foi realizado, deve sair até novembro. “O engajamento e o número de sugestões apresentadas é uma prova da credibilidade do programa”, ressalta Márcio Eduardo Vieira, do RH da Lapônia, um dos organizadores do programa.
Diante de tantos bons resultados para os processos, rotinas e ambiente de trabalho, em 2024 acontece a terceira temporada.

Mônica Beckert
Itu
|
|
 |
|
 |
Reginaldo Martins Dantas:
formando gerações de mecânicos
Por suas mãos passaram motores de caminhões com mais de 1 milhão e 600 mil quilômetros rodados, como foi o caso de um Volvo NH 12. E ele ganhou fama pelos serviços prestados como mecânico especializado durante os últimos 32 anos, a tal ponto que os clientes da concessionária de Regente Feijó pedem que seja o “Bigato”, o apelido que ganhou na oficina, o mecânico que irá mexer no seu veículo.
Reginaldo Martins Dantas, 49 anos, ingressou na Lapônia de Regente Feijó em 1991, antes de completar 18 anos, por indicação de um colega que trabalhava na área de ferramentaria. “Gostava do cheiro de óleo e graxa e fazia um curso no Senai na área de mecânica de automóveis quando surgiu a oportunidade”, conta. Ficou dois anos no setor e foi subindo na carreira, de simples ajudante a mecânico C na época, até chegar ao nível de mecânico III atual, sempre procurando se especializar nos motores. “As oficinas eram bem diferentes no começo. Atualmente até parecem com um hospital de tão bem-organizadas e limpas. A segurança para se trabalhar então, é total”, diz.
Em Regente Feijó, hoje, há 5 mecânicos na categoria III e alguns foram formados por ele. “É muito importante passar essa experiência para os que estão começando. Acho que formei mais de 6 especialistas que estão por aí”, orgulha-se.
Casado e com uma filha de 21 anos, há seis anos o “Bigato” arranjou outra paixão: começou a criar cachorros da raça Yorkshire, um cão de pequeno porte que as crianças adoram.
Quando a gente desmonta completamente um propulsor, já vê de cara quem seguiu as orientações das trocas de óleo e de usar peças genuínas. As diferenças são muito grandes.
Reginaldo Martins Dantas
Regente Feijó
|
|
|
|
 |
|
 |
Regente Feijó
Oficina abraça a causa da segurança
Há mais de 365 dias sem registrar qualquer acidente, o setor de oficina de Regente Feijó implantou um modelo de controle da segurança que está se disseminando para todas as unidades do grupo através dos Kaizens. Vitor Carvalho, líder da oficina e na função desde outubro de 2020, conta que o resultado foi um trabalho de mudança de cultura. “O desafio maior foi conscientizar e incentivar a equipe abraçar a causa da segurança. Hoje colhemos os frutos”, destaca.
Desde o início das mudanças, ficou estabelecida uma reunião diária de 5 minutos com toda equipe em que são expostas as situações de risco que poderiam acontecer. “Com conhecimento antecipado, a situação é identificada e resolvida rapidamente, muitas vezes é uma questão de simples organização: ferramentas distantes do técnico e com barreiras no caminho”, explica. “Hoje todo o ambiente está organizado e as ferramentas estão ao alcance”, diz.
“Antes, pequenos detalhes não chamavam a atenção. Hoje tudo é levado em consideração. Desde um mínimo corte até calçar um veículo de forma errada. Toda equipe colabora em trazer nas reuniões riscos que podem ser antecipados”. complementa.
A cultura de segurança e melhorias contínuas virou uma forma de comportamento permanente da equipe.

Vitor Carvalho
Regente Feijó |
|
 |
|
 |
Célula Ativa, fidelização de clientes
O agendamento das manutenções de um veículo é uma oportunidade para demonstrar o nosso compromisso com a excelência no atendimento. Está provado que um agendamento bem-sucedido aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente, facilitando uma melhor gestão dos seus veículos e maior disponibilidade dos caminhões, devido às paradas programadas, importante numa região com intensa atividade do agronegócio, setor que exige total disponibilidade dos veículos nos períodos de safra.
“Graças ao trabalho da Célula Ativa, nos últimos três anos conseguimos acompanhar um aumento gradativo de veículos atendidos com agendamento. Neste ano, estamos com uma média de 52% de agendamento, tendo meses em que chegamos a 60%", informa Marina Adelino, Coordenadora da Célula Ativa, a central que se encarrega da prospecção dos clientes para a concessionária e a oficina móvel, que presta serviços na base do cliente.
Os três consultores, Gerson, Guilherme e Matheus, fazem o trabalho de controle de revisões dos veículos através da quilometragem dos caminhões.
Fidelizamos o cliente através do controle do período das trocas de óleo e revisão, o que é o carro-chefe em serviços, e vamos além, incentivando que o cliente venha até a concessionária para as manutenções corretivas e serviços mecânicos e elétricos.
Marina Adelino
Itu |
|
 |
|
 |
Brincar ajuda no desenvolvimento das crianças
Todos os dias, a colega analista de controladoria da unidade de Itu, Fernanda Anibal, percorre os quase 40 quilômetros até Sorocaba, onde mora, em 1 hora e meia de tráfego pesado, para se entregar à melhor tarefa que entrou na sua vida nos últimos tempos: brincar com o filho Gael, de três anos, sempre a sua espera. No mês dedicado às crianças, mãe e filho são nossos homenageados, representando todos os pais que se dedicam aos seus filhos, brincando, ensinando e inspirando.
“Estou vivendo uma das melhores fases da vida de uma criança e não posso perder nada”, declara Fernanda. “Nos fins de tarde de sol, vamos ao parquinho do condomínio levando vários brinquedos, oportunidade também do Gael encontrar outras crianças. Em dias de frio ou chuva a rotina é trocada por brincadeiras em casa”, complementa. O pai, Pablo, também é bastante presente no estímulo ao filho, gosta de contar e até inventar histórias. E eles estão corretos. Estudos mostram que brincar é uma atividade que auxilia as crianças na formação e socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar, as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, pensam, se movimentam.
É minha prioridade, não abro mão do convívio diário com meu filho.

Fernanda Anibal
Itu |
|
|
 |
 |
Hall da Fama para os Kaizens
A ideia de se implantar na Lapônia a filosofia Kaizen de melhoria contínua começou em 2019, mas a epidemia de Covid impediu sua aplicação e ela foi retomada em 2021, com a promoção de dois treinamentos para a alta liderança, gerentes e líderes. A partir daí, essa mudança cultural, que incentiva a participação e na qual os funcionários sentem-se motivados a olhar de forma diferente os processos, teve ótimos resultados: em 2021 foram concluídos 299 Kaizens; em 2022 foram 767 e em 2023, até setembro, 601.
O programa da Lapônia está interligado ao Sistema Volvo de Produção (VPS), da fábrica, que se tornou sucesso mundial como programa interno de melhoria contínua. “Na Lapônia, o foco inicial do Kaizen foi a segurança, com a redução de situações de risco”, explica Andressa Todero, Analista de Sustentabilidade, que cuida do VPS. “Estamos na etapa inicial, mas prestes a ingressar na etapa “standard”, já com alguns Kaizens em andamento, em que se foca nos objetivos estratégicos da empresa. Em novembro vamos ter treinamento e, a partir de janeiro, iremos aplicar os conceitos do Kaizen standard”, informa.
Os Kaizens estão todos na Intranet, no site Sustentabilidade, para serem copiados e disseminados. “É uma mudança cultural que traz muitos benefícios e que cria um sistema que não para de evoluir”, afirma Vitor Carvalho, líder da oficina de Regente Feijó, cujos resultados em prevenção e segurança estão sendo copiados.
Como incentivo, foi criado um Hall da Fama para os Kaizens que provocaram maior impacto e uma premiação trimestral que dá direito a compras na Loja Volvo.
O importante é que todos participem e façam o seu Kaizen, porque essa é uma mudança cultural de longo prazo e estamos só no início.

Andressa Todero
Itu
|
|
 |
|
Responda a pergunta e concorra a brindes.
Eles acertaram a resposta do Quiz de setembro e foram sorteados:
|

Claudia Valéria
São José do Rio Preto |

Arthur Mendes
Ribeirão Preto |

Felipe Mantovani
Araçatuba |
Você pode ser um dos ganhadores em outubro.
Lembre-se: a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
Nesta edição, a pergunta é:
O agendamento das manutenções de um veículo é uma oportunidade para demonstrar o compromisso da Lapônia com a excelência no atendimento.
Qual tem sido a média de agendamentos em 2023?
A: 15%
B: 52%
C: 90%

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
|
Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
|

Alex Eugênio Araraquara
| 
Amanda Nabarrete
Itu
| 
Andressa Todero Itu |

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Josiane Colissi
Itu |

Marcos Monteiro Itu |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |
|
|
Queremos saber, o que você achou do Conexão?
|
| Acesse aqui as edições anteriores |
|

|
|