Boletim eletrônico interno Lapônia
 |
|
Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 23 I 29.10.2024 |
O mês de outubro foi bastante movimentado na Lapônia. A começar pelo resultado da Pesquisa Pulse, que anualmente avalia o ambiente interno na rede de concessionárias Volvo em todo o mundo. Para a Lapônia, um sucesso em vários aspectos: recorde de 96% na taxa de engajamento e nota digna de empresas de classe mundial.
Outro resultado animador diz respeito à Caravana de Serviços, que já passou pela maioria das unidades e obteve um fechamento de contratos pra lá de animador. E, na unidade de Itu, mais uma conquista, a manutenção das certificações ISO 9001 e 14001, reforçando seu excelente desempenho na gestão dos sistemas da qualidade e meio ambiente. Ainda, neste mês, a Lapônia promoveu a campanha em prol da conscientização sobre o câncer de mama, engajando-se mais uma vez ao Outubro Rosa.
Além de tudo isso, ainda houve tempo para o Dia da Família, realizado no Dia das Crianças. Quem foi divertiu-se a valer. Basta ver as fotos publicadas aqui, no Conexão, e no LinkedIn.
E, à frente, já se pode ver a Fenatran 2024, que acontece no início do mês de novembro. As expectativas são as melhores, bem como a animação da equipe que vai para São Paulo.
O Conexão traz alguns outros temas importantes sobre o que acontece nas unidades.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 9 minutos
|
|
 |
|
 |
Fenatran 2024
Contagem regressiva
“Estamos em contagem regressiva para o início de um dos eventos mais esperados do nosso setor: a Fenatran 2024, uma das mais importantes feiras de transporte do mundo e a maior da América Latina, que acontece de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo.
E a nossa equipe está pronta, com muita garra e disposição para se mudar por uma semana para a capital para receber nossos clientes e fechar muitos negócios. A exemplo da última Fenatran, em 2022, estamos levando cerca de 400 frotistas, que fazem parte de uma programação especial, além de mais de 500 que devem ir por conta própria. E, para atender esse grande número de clientes e alcançar nossas metas, vamos com uma equipe de peso: 24 colegas consultores de vendas de produtos e serviços de todas as unidades que vão dar plantão no estande da Volvo, comprometidos com o objetivo de construir a nossa carteira para 2025 na venda de caminhões, serviços e consórcio. Temos um desafio ousado de atrelar as vendas de caminhões da linha VM com Plano de Serviços e seguro.
E sabemos que vamos conseguir, pois contamos com nosso time comercial e de apoio comprometido com as metas estabelecidas. Um desafio que conta também com as equipes que nos dão suporte na rotina de cada uma das unidades no atendimento aos clientes.
Já agradeço o empenho de cada um em fazer desta Fenatran mais uma oportunidade fantástica de negócios e relacionamento com os nossos clientes.”
Paulo Soares Diretor Comercial
Itu
|
|
 |
|
 |
Sucesso nas auditorias, certificações garantidas
Nenhuma não conformidade e apenas um apontamento de oportunidade de melhoria. Esse foi o resultado da auditoria externa realizada na unidade de Itu, no dia 15 de outubro. Com isso, a casa garantiu a manutenção das certificações ISO 9001 e 14001. “Essa conquista prova que o Volvo Production System (VPS) está ativo em nossos processos, que a cultura da melhoria contínua faz parte da nossa rotina”, enfatiza Márcio Pilla Guimarães, da área de Sustentabilidade. Manter a Lapônia em linha com a qualidade e a sustentabilidade gera impactos positivos nos serviços realizados, no atendimento aos clientes e na produtividade de todos no ambiente de trabalho.
No mês de setembro haviam sido realizadas as auditorias internas, uma preparação para esse momento tão importante para os sistemas de gestão da qualidade e ambiental. Na ocasião, foram auditados todos os setores e entrevistados cerca de 30 funcionários. Ao final, foram apontadas apenas cinco oportunidades de melhorias, sem qualquer observação ou não conformidade. “Isso nos deixou confiantes para um bom resultado na auditoria externa”, comenta Bruno Fantin Poli, de Sustentabilidade.
Apesar de estar na Lapônia há pouco tempo, já percebo que todos aqui estão concentrados na melhoria dos processos, especialmente aqueles relacionados à segurança e satisfação dos clientes.

Bruno Fantin Poli
Itu |
|
 |
|
 |
Fenatran, oportunidade “instagramável”
Todos sabemos, as mídias sociais mudaram a velocidade e a forma de comunicação. Quem de nós não está presente em pelo menos uma das redes sociais? Muitos estão em várias, até porque cada uma tem um perfil diferente. Facebook, por exemplo, é a mais tradicional e ainda detém um público fiel. O Instagram é a rede mais utilizada pelos jovens, em especial para publicação de fotos e vídeos. Já o LinkedIn é a maior plataforma de negócios.
Com a Fenatran se aproximando e a presença de muitos colegas de plantão no estande da Volvo, que tal usar a feira que, com certeza, terá muitas oportunidades “instagramáveis”, para produzir conteúdo para as redes da Lapônia, Instagram e YouTube?
O que produzir? Algumas sugestões: fale sobre as ofertas e promoções durante a Fenatran, mostre o time da Lapônia em atendimento, as novidades, destaques e curiosidades do estande, fale da sua experiência na maior feira de transportes da América Latina, use a criatividade. Mas cuidado para não expor clientes e, se for o caso, obtenha autorização. Cuidado também para não divulgar informações estratégicas da Volvo e da Lapônia e, claro, imagens da concorrência.
E se postar conteúdos no seu perfil pessoal, aproveite para marcar o perfil @laponiavolvo
Algumas dicas:
• Use o celular no modo vertical, de preferência filme em 4k;
• Faça vídeos curtos, máximo 60 segundos;
• Antes de gravar, planeje a mensagem que deseja transmitir;
• Procure um lugar bem iluminado e de menor ruído.
Importante: Envie os vídeos para o Marcos Monteiro, de Comunicação e Marketing, que fará a aprovação e a publicação nas redes.
|
|
 |
|
 |
Outubro Rosa: campanha alerta para importância da prevenção
Neste mês outubro, o Grupo Lapônia distribuiu internamente, para todos os funcionários, mais de 700 frascos contendo confeitos cor-de-rosa, simbolizando “pílulas da prevenção” do câncer de mama. Na embalagem, uma “bula” com várias orientações, como os fatores de risco e os cuidados essenciais, como autoexame e mamografia. O brinde foi alusivo ao Outubro Rosa, a campanha mundial que busca a conscientização das mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer. “Em 2021, a minha esposa descobriu um câncer de mama na fase inicial, graças à sua conscientização sobre a importância dos exames periódicos. Com o diagnóstico precoce, aumentou consideravelmente a chance de cura, além de diminuir a agressividade dos tratamentos. Hoje está saudável novamente”, comenta o colega Cláudio Zavariz, que trabalha nas unidades de São José do Rio Preto e Araçatuba.
Além do brinde, a Lapônia disponibilizou uma cartilha com orientações sobre o tema. Como complemento, as mulheres que decidiram fazer consulta com ginecologista durante o mês ficaram isentas da coparticipação no plano de saúde. O Grupo Lapônia, sempre atento à qualidade de vida das pessoas, prepara campanhas ao longo do ano com ações internas, visando o engajamento dos funcionários e familiares para o bem-estar de todos e a prevenção de doenças, sejam elas físicas ou mentais. No mês que vem, será a vez do Novembro Azul, em prol da prevenção do câncer de próstata.
Seguindo o exemplo da minha esposa, passei a fazer regularmente todos os exames preventivos ao câncer. Ainda mais porque temos o incentivo e os benefícios da Lapônia para isso.

Cláudio Zavariz
São José do Rio Preto e Araçatuba |
|
 |
|
 |
Juntos e mais felizes
No Brasil, em outubro, foi comemorado o Dia das Crianças. Quem tem filhos sabe, trata-se de uma data muito especial para eles. Além de presentes, é um dia em que as crianças esperam receber ainda mais atenção dos adultos. A data remete a passeios, festas e muitas brincadeiras. Aliás, brincar é essencial para o desenvolvimento da criança e deve ser a sua principal atividade. É através das brincadeiras que os pequenos descobrem o mundo, testam suposições e exploram sua criatividade.
Na vida adulta existe uma tendência em deixar de lado a imaginação e o lúdico, focando mais em aspectos lógicos ou racionais. Praticar atividades que permitam que a criatividade esteja livre é essencial para ter mais leveza no dia a dia. Brincar, na vida adulta, contribui para a qualidade de vida e da saúde mental, aliviando o estresse e as preocupações. Por isso os momentos com a família são benéficos tanto para os pais quanto para os filhos. Confira nas fotos alguns funcionários e seus filhos juntos no Dia da Família, evento realizado pela Lapônia no Dia das Crianças, 12 de outubro.
|
|
|
|
 |
|
 |
Especialistas em ônibus
Eles entendem de caminhão, mas também sabem tudo sobre ônibus. São os eletromecânicos especialistas em veículos de transporte de passageiros, formados pelo programa Volvo conhecido como Bus Key Technician (BKT). Os especialistas são aptos a fazer diagnósticos e realizar manutenção dos sistemas dos ônibus, atendendo na concessionária ou pelo VOAR.
Para se tornar um desses técnicos é necessário obter uma certificação composta por cursos on-line da Volvo Academy, além de outros treinamentos presenciais na fábrica que, normalmente, possuem carga horária de 40 horas. E, para finalizar, enfrentar uma avaliação prática em cinco estações de trabalho baseadas em falhas reais. Os especialistas passam por reciclagens teóricas e práticas, na própria concessionária, sempre que um novo produto é lançado.
“O objetivo é manter de um a dois especialistas em ônibus em cada unidade, variando conforme a demanda da região”, comenta o instrutor técnico Jonathan Cavalcante, de Itu.
O colega Lucas Sanches dos Santos Agapito é o especialista da unidade de Itu. Ele afirma: “sempre me interessei por ônibus, pela sua complexidade, gosto do desafio de fazer diagnósticos com qualidade e no menor tempo possível. É muito gratificante garantir a disponibilidade do veículo para o cliente”.
O BKT é uma oportunidade para o técnico agregar para si mais conhecimento, tornar-se um especialista em ônibus, com certeza no diagnóstico.

Jonathan Cavalcante
Itu
|
|
 |
|
 |
Caravana de Serviços
Divulgação, negócios e fidelização de clientes
Repetindo o sucesso do ano passado, desde maio a Caravana de Serviços passou pelas unidades de Itu, São José do Rio Preto, São Manuel, Araraquara e durante o fechamento desta edição estava em Ourinhos. E os resultados não poderiam ser melhores. “Mesmo num ano difícil, fechamos 450 contratos e devemos encerrar 2024 com cerca de 500”, comemora Marcio Domingues, gerente de contratos de manutenção. Além de divulgar os benefícios do Plano de Serviços, a caravana é uma oportunidade exclusiva para fechar negócios e fidelizar clientes. “Nossos consultores traduzem as vantagens de assinar o Plano de Serviços e os clientes confiam e reconhecem a importância da Lapônia cuidando dos seus veículos, com atendimento especial e prioritário e evitando custos não planejados”, complementa.
Destaque ao trabalho diferenciado do Alex Couto e sua equipe, de São José do Rio Preto, que fecharam cerca de 300 contratos de Plano de Serviços. “Começamos a preparação dois meses antes, com planejamento das ofertas e distribuição de metas individuais e diárias para os consultores de serviços, peças e de plano”, conta Alex.
Além do planejamento, estruturação da caravana e distribuição de metas, a nossa estratégia de ataque, fundamentada em visitas, apresentações e corpo a corpo com o cliente, foi fundamental para conseguirmos esse número expressivo de adesões.

Alex Couto
São José do Rio Preto
|
|
 |
|
 |
Dia da Família, festa para pais e filhos
Neste ano o dia 12 de outubro, Dia das Crianças, foi diferente no Grupo Lapônia. As portas de todas as unidades foram abertas para que os funcionários levassem seus filhos para conhecer o local onde trabalham. Foi a festa do Dia da Família.
Mais de 300 pessoas, entre funcionários, filhos e cônjuges, compareceram às unidades. Na programação, visita às áreas de trabalho, brinquedos infláveis, distribuição de guloseimas e cabine fotográfica para um registro da família reunida. Ao todo, cerca de 60 voluntários trabalharam na organização e no dia da festa. Essa foi a primeira vez que a Lapônia realizou esse tipo de evento, atendendo a uma sugestão recebida no Programa Cá Entre Nós.
Nas fotos, alguns desses bons momentos, que marcaram essa data tão especial para as crianças! |
|
 |
|
 |
Pesquisa Pulse bate recorde de engajamento
Com recorde de 96% na taxa de engajamento e mais de 700 comentários, a Pesquisa Pulse 2024 revelou que a Lapônia está alinhada aos anseios de seus funcionários quando o assunto é o clima interno e o ambiente de trabalho.
A nota alcançada pela Lapônia foi de 91 pontos, vista como excelente. “Podemos considerar que obtivemos duas grandes vitórias, o recorde de engajamento e essa alta pontuação, nota de uma empresa de alto desempenho, de classe mundial”, orgulha-se Amanda Nabarrete, de Recursos Humanos.
Entre os pontos positivos apontados pelos funcionários, destaque para melhoria contínua, foco no cliente e saúde e segurança. Entre as oportunidades de melhorias, foram relatadas questões de feedback e lideranças, que já estão sendo devidamente repassadas.
A Pesquisa Pulse avalia, anualmente, o ambiente interno da rede de concessionárias Volvo em todo o mundo. Respondida anonimamente, a pesquisa tem por objetivo conhecer a opinião dos funcionários em satisfação, saúde e segurança, trabalho em equipe e lideranças. “Esse resultado está em linha com o clima organizacional, reconhecido na pesquisa Great Place to Work”, complementa Amanda.
Nas próximas semanas, trabalharemos esses resultados com os líderes de cada unidade, para posteriormente serem compartilhados com os seus times.

Amanda Nabarrete
Itu |
|
|
|
 |
|
|
E o nosso teste de conhecimentos continua incentivando a leitura do Conexão e distribuindo prêmios.
Conheça os colegas que acertaram a resposta da pergunta do Quiz de Setembro e foram sorteados:
|

Andressa Vieira de Lima
Itu |

Eurípedes Benedito
Araçatuba |

Robson Rodrigo Neves
Araçatuba |
Você pode ser o próximo ganhador.
Não deixe para depois. Assinale a opção correta abaixo, lembrando que a resposta correta está numa das notas desta edição e vale brinde. Boa sorte!!
A pergunta é:
A Caravana de Serviços, ação com o objetivo de fechar negócios e fidelizar clientes deve fechar o ano de 2024 com:
A: Cerca de 500 contratos
B: 300 contratos
C: 0 contratos
D: 1000 contratos

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
|
Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
|

Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
|

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
|
|
Queremos saber, o que você achou do Conexão?
|
| Acesse aqui as edições anteriores |
|

|
|