Boletim eletrônico interno Lapônia
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Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 10 I 25.09.2023 |
Setembro está movimentando a rotina das unidades com vários eventos de importância para os negócios e para as pessoas. Acontece o encontro “Casas Referência VPS”, a formatura da segunda turma do Projeto Pescar e o Setembro Amarelo.
Temos ainda a história de um colega com 32 anos de casa, movido a novos desafios, e uma colega violinista nas horas vagas. Tantas pautas interessantes, graças ao apoio do Conselho Editorial, muito atento em contribuir com temas de interesse para fortalecer o Conexão como nosso principal canal de comunicação interna. Aliás, se você tiver uma sugestão de pauta, procure o “correspondente“ da sua unidade. Quanto mais participação, maior a comunicação para alinhamento com as metas e objetivos da empresa, satisfação dos clientes e engajamento interno.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 10 minutos
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Otimistas e atentos para não perder oportunidades
“O ano está passando rápido. Estamos no final do terceiro trimestre e temos razões de sobra para acreditar que vamos superar nossas metas. Muito graças ao setor canavieiro, que apresentou recorde de todos os tempos na produção de cana-de-açúcar. Uma safra comemorada pelos usineiros, em razão da produtividade das lavouras, com crescimento acima de 20% em relação ao ano passado, influenciado pelo clima mais favorável, chuva e seca na hora certa. O ambiente de otimismo para a próxima safra, com boas perspectivas, está incentivando a compra antecipada, pois os clientes temem uma possível falta de caminhões, que deverá ocorrer.
Reflorestamento e celulose, entre outros setores, também estão mostrando bom aquecimento, muito provavelmente em razão da recente queda nas taxas de juros e, consequentemente, menores custos para financiamento. Estamos recebendo muitas cotações para vendas e locações e dedicando grande parte do nosso tempo na avaliação de oportunidades, com muita atenção e dedicação para viabilizá-las.
Outra boa notícia diz respeito à Locadora Volvo, lançada no início deste ano. Em razão da experiência da Lapônia na área, saímos na frente. Até então, nosso volume é superior às locações de toda a rede Volvo.
Mas os bons resultados não são somente no extrapesado. A linha VM está reagindo e ganhando mercado e as vendas de ônibus também. Assim, se continuarmos nesse ritmo, não teremos dificuldades em fechar os objetivos do ano. Portanto, não faltam motivos para nos manter otimistas. Mas é importante continuarmos atentos e não perder as oportunidades do mercado.”
Paulo Soares
Diretor Comercial
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Vem aí a Sipat: burnout e assédio entre os temas
Entre outubro e novembro acontece a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a Sipat, e a equipe da área de Sustentabilidade já está organizando o evento, que acontece em quatro unidades em outubro e nas demais em novembro, com opção de participação pela manhã ou à tarde. “Todos os dias são dias de prevenção, mas na Sipat reforçamos a importância de todos para a segurança no trabalho, em especial, vamos focar o cuidado com as mãos”, explica Marcio Guimarães, da área de Sustentabilidade.
Entre os temas, burnout, a síndrome do esgotamento profissional, e assédio serão prioritários. Mas direção defensiva e cuidado ativo também serão assuntos importantes para discutir e refletir em conjunto.
Na edição do ano passado, mais de 80% dos colaboradores participaram.
Neste ano, queremos manter e superar esse nível de participação, porque o cuidado ativo é a nossa base de trabalho: cuidar de mim, cuidar do outro e deixar ser cuidado.

Marcio Guimarães
Itu
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Casas Referência VPS se reúnem para
troca de experiências e melhoria contínua
Nos dias 4 e 5 de setembro, líderes do VPS da fábrica e as diretorias da Tracbel, Suécia e Gotemburgo estiveram em Itu para o segundo encontro do projeto “Casas Referência VPS”, do qual a Lapônia também faz parte, com o objetivo de compartilhar práticas em melhoria contínua. “Embora todos estejam nos mesmos negócios, cada grupo vive uma realidade diferente para implementar o Sistema Volvo de Produção”, explica Andressa Todero, de Sustentabilidade, que esteve à frente da organização do evento, promovido pela Volvo. “Foi um encontro valioso para todos, porque trocamos muito conhecimento e experiências”, acrescenta.
A nova organização da oficina em Itu, que passou a operar com serviços separados de Oficina Express e Oficina Complexa, foi uma iniciativa que atraiu a atenção de todos para ser implementada nas demais casas.
No encontro, todas as ações buscaram um mesmo objetivo: a satisfação dos clientes. E no que depender da Andressa, o projeto sempre terá bons resultados.
Gosto de trabalhar com melhorias e encontrar soluções para os problemas.

Andressa Todero
Itu
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Setembro Amarelo:
se precisar, peça ajuda
É setembro, é amarelo, é momento de reflexão sobre um tema muito sensível e doloroso, que é o suicídio. Um problema de saúde pública, com números alarmantes no mundo inteiro, trazendo sofrimentos psicológicos às vítimas, às famílias e toda a sociedade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos casos está ligada a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas de forma inadequada.“Precisamos falar abertamente sobre o assunto, e quebrar o tabu é responsabilidade coletiva”, enfatiza Evelin Oliveira, de RH.
A Lapônia, que apoia as temáticas de saúde e prevenção, está promovendo algumas ações visando à conscientização do Setembro Amarelo. “Nosso objetivo é incentivar nossos funcionários a observarem a família, amigos e colegas que estão passando por situações difíceis e, percebendo atitudes e comportamentos preocupantes (depressão, introspecção, apatia, etc.) incentivá-los a buscar ajuda, sempre com empatia, sem julgamento e sem rótulos”, reforça Evelin. Durante o mês foi divulgado um comunicado esclarecendo a conduta de ajuda e canais de escuta 24h. Com a ajuda dos jovens do Projeto Pescar, foram preparados murais de interação e vídeos de esclarecimento.
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Precisamos falar abertamente e quebrar o tabu. Mostrar às pessoas que estão vivendo algum drama que elas não estão sozinhas.

Evelin Oliveira
Itu
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Movido por desafios
Ele acabou de completar 32 anos de casa, uma carreira marcada por desafios, que começou antes mesmo do Grupo Lapônia assumir a distribuição Volvo na região. Tinha 17 anos e iniciou como ajudante na lavagem de peças. Estamos falando do colega Adnilson Barbosa, Gerente de Relacionamento com o Cliente em Itu. “Meu pai era mecânico, cresci dentro de uma oficina, ele foi a minha inspiração”, conta. Depois de passar por todos os níveis de Mecânico e Líder de Oficina em Ribeirão Preto, foi convidado para ajudar a abrir a filial de Araraquara em 2003 e assumir a Gerência de Pós-Venda. “Contratei a equipe administrativa e da oficina, tive que aprender a lidar com informática e gestão de pessoas, evoluí dez anos em um”, relembra.
Em 2004 foi a vez de assumir um novo desafio: a abertura do Centro de Treinamento, missão que deixou ano passado com a área totalmente estruturada e referência na rede Volvo. E abraçou uma nova tarefa: a criação da área de Relacionamento com o Cliente. “Aceitei na hora, pois estou sempre buscando novos desafios e, com a minha experiência, estou ajudando a empresa na gestão de serviços de grande importância para a satisfação dos clientes”, ressalta.
Agradeço todas as oportunidades, pois gosto de transformar, estou sempre em busca de desenvolvimento, de contribuir com a empresa e com quem está ao meu redor.
Adnilson Barbosa
Itu
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Novas regras de circulação nas oficinas:
segurança para funcionários e clientes
O caminhão é a segunda casa dos motoristas e é natural o cuidado e o desejo de estar perto para acompanhar todos os serviços. Apesar de algumas iniciativas para evitar que o cliente permaneça nas áreas de trabalho, essa ainda é a realidade em todas as unidades, potencializando a exposição aos riscos. De um lado os técnicos trabalhando, do outro, os clientes acompanhando cada ação em áreas restritas, uma situação que sofrerá mudanças. |
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Usando o conceito do Cuidado Ativo, a equipe de segurança no trabalho está atualizando as políticas para circulação dos clientes nas áreas de oficinas. As novas regras entrarão em vigor tão logo as placas de sinalização estejam prontas. “Queremos que, tão logo o cliente entre na empresa, ele possa visualizar as placas com orientação e restrições de circulação”, revela Marcio Guimarães, de Sustentabilidade. “Ao mesmo tempo, vamos incentivar os clientes a aguardar a liberação do caminhão na sala dos motoristas, com conforto e segurança”, complementa. |
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Experiências com clientes:
fidelização e vendas
Fidelização de cliente é um dos maiores desafios de uma empresa. É uma busca contínua, que vai além da satisfação com o produto, serviços e atendimento. Passa por uma proposta de valor que gera uma relação de admiração e identificação com a marca.
Todos sabem os investimentos feitos para que os clientes sejam fiéis à Lapônia e aos serviços prestados por todas as unidades. Cordialidade, agilidade e qualidade são os pilares da estratégia de retenção e satisfação dos clientes. “Mas é preciso mais, é preciso promover um ambiente de confiança, relacionamento e diálogo”, explica Marcos Monteiro, de Comunicação e Marketing.
Por isso, o calendário anual de encontros e eventos para promover experiências que agregam valor na imagem da marca e na relação comercial é uma prática muito usada no mercado. É o caso dos eventos, visitas e viagens conectadas com produtos e serviços, a exemplo do consórcio. “Muitos clientes compram cotas atraídos pelas viagens. Eles sabem que poderão contar com uma organização profissional para conhecer destinos aos quais, muitas vezes, não iriam sozinhos”, revela Paulo Soares, Diretor Comercial.
O lazer é para os clientes, para quem organiza e acompanha as viagens é uma oportunidade de fortalecer a conexão e gerar vendas.

Marcos Monteiro
Itu |
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Música que leva paz
Durante o dia, a Sarah Silva contribui com os colegas da oficina, entregando ferramentas e EPIs de trabalho na unidade de Ribeirão Preto. No tempo livre, ela entrega sua música num dos instrumentos mais difíceis de se aprender a tocar: o violino.
Nascida numa família musical – a mãe toca clarinete e o irmão trompete e violão –, a paixão da Sarah pelo violino começou aos 10 anos, vendo e ouvindo o maestro da orquestra da igreja. Chegou a fazer um curso básico, mas o aprendizado veio com muito esforço e dedicação. Hoje, aos 21 anos, ela faz parte da orquestra da igreja e ocupa o primeiro violino, posição chamada spalla, responsável pelos solos e as notas mais difíceis de alcançar. É a Sarah quem executa a primeira ação para que os demais 19 violinistas da orquestram sigam.
Além da igreja, ela leva sua música, seu dom e talento a um projeto de educação musical para jovens carentes. |
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A música me equilibra. Me dá paz e levo paz a quem me ouve.
Sarah Silva
Ribeirão Preto
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Projeto Pescar:
prontos para o mercado
Neste mês de setembro, mais 13 jovens concluíram o Projeto Pescar. Eles se formaram em Mecânica Veicular e estão preparados para entrar no mercado de trabalho. Foram 13 meses de aulas teóricas e práticas com o apoio da Lapônia e de vários colegas padrinhos, que dedicaram seu tempo para compartilhar conhecimento e experiência com os alunos.
Cinco deles já receberam uma oportunidade de trabalho. A Myrella Melo começa no início de outubro na área de Compras em Itu. “O projeto mostrou a importância do comprometimento com o meu futuro e me preparar para o mercado de trabalho”, comenta.
Esta é a segunda turma de formados, a primeira aconteceu no ano passado, com a formatura de 15 alunos, e a terceira turma começa em outubro.
A cerimônia teve ritual de formatura, com diploma, discursos e muitos agradecimentos. “Sou grata por ter sido escolhida, espero agora cursar a faculdade de Ciências Contábeis e trabalhar com dedicação para a Lapônia, que abriu as portas para mim, e aos poucos ganhar minha independência financeira”, acrescenta.
O Pescar ensinou a lidar com as minhas emoções, despertou interesse em várias áreas e reflete o início de um novo ciclo na minha vida.

Myrella Melo
Itu
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Responda a pergunta e concorra a brindes.
Eles acertaram a resposta do Quiz de Agosto e foram sorteados:
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William Garcia
Ribeirão Preto |

Marcelo de Souza
São Manuel |

Erasmo Braga
Regente Feijó |
Você pode ser um dos ganhadores em setembro.
Lembre-se: a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!
Nesta edição, a pergunta é:
Qual o objetivo do Sistema Volvo de Produção (VPS)?
A: Redução do desperdício
B: Melhoria contínua
C: A e B estão corretas

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
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Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
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Alex Eugênio Araraquara
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Amanda Nabarrete
Itu
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Andressa Todero Itu |

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Josiane Colissi
Itu |

Marcos Monteiro Itu |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |

Em breve um novo conselheiro
Ribeirão Preto |
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Queremos saber, o que você achou do Conexão?
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