Boletim eletrônico interno Lapônia
 |
|
Boletim eletrônico interno Lapônia |
Edição 22 I 30.09.2024 |
Setembro. Estamos caminhando para a reta final do ano de 2024. Muitas coisas aconteceram, mas ainda dá tempo de contabilizar mais realizações. Uma delas é a Fenatran, o maior evento da área comercial de caminhões, que acontece em São Paulo, no início de novembro. Por isso, o Conexão deste mês aborda os preparativos da Lapônia para esse grande evento.
Outro tema tratado aqui é o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. Para homenagear todos os clientes Lapônia, o Conexão ouviu a Dcan Transportes, que atua no transporte de sucata de aço para siderúrgicas.
Nesta edição, também abrimos espaço para um assunto tão importante quanto delicado, o Setembro Amarelo, iniciativa que visa a conscientização e a prevenção do suicídio. Falamos, ainda, sobre as eleições deste ano, com depoimento de uma colega que, além de votar, atua como mesária. Outro tema interessante é o Gemba Walk, que destaca a importância de caminhar onde as coisas acontecem. E o Mister Bus, você sabe qual o seu papel dentro do mundo Volvo? O Conexão conta aqui!
Essas e outras matérias você lê a partir de agora.
Boa leitura!
Tempo de leitura para esta edição: aproximadamente 9 minutos
|
 |
|
 |
Eficiência e transparência em nossos processos
“Avaliar a eficiência da nossa gestão, dos nossos processos e a integridade dos registros contábeis, assegurando que estamos cumprindo os mais rígidos padrões de compliance Volvo, são parte do nosso dia a dia. Porém, desde julho, estamos num momento ainda mais vigoroso na melhoria das nossas rotinas, aprimorando e formalizando as regras e valores que fazem parte da empresa, visando nos preparar para a auditoria interna que a Volvo passa a fazer na rede de concessionárias próprias no Brasil e América Latina, a partir de 2025.
Para isso, muitos colegas de todas as unidades estão envolvidos no trabalho de escrever, revisar e normatizar os nossos processos, com apoio da consultoria Certifica. Além de monitorar e verificar o funcionamento do sistema de gestão dentro da organização e avaliar oportunidades de melhorias, é um trabalho que vai contribuir para a migração do ERP atual (CIGAM) para um sistema único e integrado. Em breve traremos mais novidades sobre isso.
Como parte dessa preparação, muitos de vocês já estão participando da pré-auditoria que estamos realizando internamente e que se estende até outubro, com olhar, nesta primeira fase, nas áreas corporativas, estoques e vendas de veículos. Um trabalho meticuloso, que exige comprometimento e engajamento para atestarmos o alto grau de confiança e seriedade dos processos internos. Oportunidade também de corrigir eventuais imprecisões e falhas que coloquem em risco a imagem da Lapônia e a confiança em nossos processos.
Um desafio que, além de nos preparar para a auditoria da Volvo em junho do próximo ano, reforça a nossa incansável cultura de melhoria contínua, inspirada no VPS. Quero agradecer o compromisso de todos os funcionários nessa jornada. Um novo passo para assegurarmos a eficiência e a transparência de nossos processos, em prol da confiança dos clientes e para novos saltos de crescimento.”
Marcus Abreu
Diretor administrativo-financeiro
|
|
 |
|
 |
Vem aí a Fenatran:
Estrutura de peso para atender clientes e criar carteira 2025
E o maior evento da área comercial de caminhões se aproxima. De 04 a 08 de novembro o São Paulo Expo será novamente palco para a maior feira de transporte de carga e logística da América Latina, a Fenatran. E a Lapônia vai estar lá com toda a sua força de vendas de caminhões e serviços. “Como nas edições anteriores estamos trabalhando num programa especial para levar cerca de 400 clientes, além de mais de 500 que devem ir por conta própria”, destaca Paulo Soares, Diretor Comercial.
Para atender com atenção e profissionalismo esse grande número de clientes no estande da Volvo, 24 colegas consultores de vendas estarão lá de plantão, recepcionando os transportadores e fechando negócios. “Todos os dias teremos 12 consultores, para atendimento dos nossos clientes, além das equipes de vendas de seguros e de planos de serviço”, destaca Paulo.
Vale lembrar que a Volvo foi pioneira em transformar a Fenatran em uma feira de negócios e, como nos anos anteriores, as equipes Lapônia se transferem por uma semana para São Paulo, com as mangas arregaçadas para atingir os objetivos ousados de vendas de produtos e serviços. “Queremos atrelar as vendas de caminhões com plano de serviço e seguro, além de fechar muitas cotas de consórcio”, complementa com entusiasmo Paulo.
A Fenatran é uma grande oportunidade para construir a carteira de pedidos para 2025.

Paulo Soares
Itu
|
|
 |
|
 |
Setembro Amarelo: cuidados essenciais para a saúde mental
Em vários países do mundo, setembro é o mês dedicado a uma difícil reflexão: a prevenção ao suicídio. Trata-se da campanha Setembro Amarelo, que este ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda”. Ou seja, a conscientização sobre o tema e as ações preventivas são fundamentais para a saúde mental.
E quando o assunto é a prevenção, os hábitos saudáveis são fortes aliados: praticar exercícios físicos, ter boa alimentação, manter relacionamentos saudáveis, cultivar a espiritualidade e buscar desenvolvimento intelectual fazem parte do autocuidado emocional. No Grupo Lapônia, os funcionários podem contar com o aplicativo Gympass, que permite a conexão com a rede de parceiros para atividades físicas e de bem-estar, e com o Programa Viver Bem Saudável/Vidalink, que engloba desde orientações nutricionais personalizadas até descontos em farmácias. E temos ainda o Plano de Saúde Unimed, que dispõe de médicos e psicólogos aptos aos tratamentos necessários para a manutenção ou recuperação da saúde mental.
Além de cuidar de si mesmo, é importante que todos olhem à sua volta e analisem se alguma pessoa em casa ou no trabalho está precisando de ajuda. Quem precisar de auxílio para acessar os canais disponibilizados pela Lapônia, pode procurar o RH.

Katia Bevivino
Itu |
|
 |
|
 |
Mister Bus, fazendo a diferença para o cliente
Profissional especializado em ônibus que faz a interface entre a fábrica, a concessionária e o cliente. Esse é o papel e o grande desafio do Mr. Bus. Além de um planejamento anual, que define as estratégias de ação, o Mr. Bus atua no dia a dia da concessionária. No Grupo Lapônia, quem está desempenhando essa função, há dois anos, é o Gustavo Reis, de Itu, mas em breve quem assumirá esse importante papel é o colega Matheus Coimbra, também da unidade de Itu. “Fazemos a ponte entre a fábrica e a concessionária, para dar o apoio ao cliente, ações que vão desde treinamentos, para que os clientes obtenham o melhor aproveitamento dos veículos, até o incentivo para a manutenção preventiva e a venda de peças”, destaca Gustavo. “Temos maior proximidade com os clientes, trabalhamos com planejamento de peças, ferramentas e capacitação técnica dos times. Para nós os clientes têm prioridade máxima, pois sabemos que a disponibilidade do veículo é fundamental para o sucesso do seu negócio”, enfatiza. E o Hugo Fernandes, Coordenador de Serviços em Ribeirão Preto acrescenta: “O Mr. Bus fomenta o contato entre os clientes e os gerentes ou coordenadores de serviços realizam o atendimento”.
O Mr. Bus tem sido um papel fundamental para o crescimento desse segmento em nossa região.

Hugo Fernandes
Ribeirão Preto |
|
|
|
 |
|
 |
Gemba Walk, caminhando onde as coisas acontecem
A prática do gemba faz parte da cultura de melhoria contínua. Muitos funcionários têm realizado gemba todos os dias, observado suas áreas e sugerido melhorias. “Até o momento, no Grupo Lapônia, temos mais de 600 avaliações de condições e comportamentos de risco que poderiam gerar acidentes e foram evitados. Isso evidencia, na prática, nosso excelente desempenho em segurança”, comenta Gabriel Prado, da Segurança do Trabalho.
E, em junho, iniciamos o Gemba Walk, direcionado às lideranças e administrativos. O conceito dele é simples: caminhe pelo lugar onde as coisas acontecem, não é possível mudar o que você não conhece. A ideia é o envolvimento de todos os funcionários, conhecendo a fundo os locais onde as coisas acontecem, o desenvolvimento das equipes, que devem ver na liderança uma fonte de oportunidades, e o gerenciamento de processos das atividades nas oficinas. Todos precisam conhecer e aprimorar a percepção dos riscos.
Contamos com um aplicativo que permite o acesso rápido às informações sobre segurança e o uso do formulário de gemba.

Gabriel Prado
Itu
Semanalmente, andamos pelas áreas de oficina e tanto eu quanto meu time reportamos tudo no gemba, através do aplicativo de segurança. Um registro que reaviva as boas práticas.

Alexandre Brandimarti
São José do Rio Preto
|
|
 |
|
 |
Dia do Cliente
São eles que movem a Lapônia
Quem é o público mais importante para uma empresa? Acertou quem pensou nos clientes. Sim, são eles que movem a Lapônia para entregar veículos e serviços cada vez melhores, atendimento com cordialidade e profissionalismo. São eles que garantem os resultados e o sucesso dos negócios.
Neste 15 de setembro, Dia do Cliente, a homenagem vai para o Jonathan Paulon e o Claudio Gouveia Jr., representando todos os clientes da Lapônia. Eles são os sócios-proprietários da DCAN Transportes, a maior no estado de São Paulo no transporte de sucata de aço para siderúrgicas. Clientes Lapônia desde 2017, começaram com uma cota de consórcio adquirida na Fenatran daquele ano. E foram sorteados no mesmo dia. Hoje toda a linha pesada da frota é Volvo. E todos os veículos têm Plano Ouro.
A DCAN é a empresa protagonista do segundo episódio da série “Minha História com a Lapônia”, em breve em todas as mídias sociais. Aguarde!
Valorizamos a transparência, a agilidade e a qualidade no atendimento. Não podemos perder tempo, temos que voltar o mais rápido para as estradas.
Jonathan Paulon
Diretor de Operações
Foi o melhor início que podíamos ter. Os Volvos mudaram a imagem do transporte de sucata pela tecnologia, produtividade e segurança dos nossos motoristas.
Claudio Gouveia Jr.
Diretor Comercial |
|
 |
|
 |
Conexão com a natureza
Setembro chegou trazendo a primavera, a estação do ano que nos faz lembrar que cuidar da natureza é fundamental para a preservação da vida na Terra. A colega Roseli Brandolise, de Itu, sabe bem o que é isso. Ela sempre esteve ligada à natureza, inclusive, até hoje mora em uma chácara da família, em Sorocaba, onde há muitas árvores frutíferas. Mas, quando seu filho tinha apenas 4 anos, sua ligação com a natureza ganhou uma proporção ainda maior. O pequeno Rafael pediu a ela para plantar uma árvore. Com o incentivo da mãe e avós, plantou não só uma, mas incontáveis árvores durante a infância, a adolescência e, agora, na fase adulta. E, o melhor, seu hobby é plantar árvores pela cidade.

Rafael faz todo o processo inicial do plantio na chácara onde mora, prepara a semeadura e cuida da muda até que esteja pronta para o plantio final. “É muito gratificante andar pelas ruas, avenidas e praças de Sorocaba e ver a quantidade de árvores já plantadas por ele, muitas com a minha ajuda. São várias árvores nativas, além de diversas espécies adequadas para as margens do rio Sorocaba. E outras frutíferas para os pássaros”, conta Roseli.

É um privilégio morar em meio à natureza. Por isso, somos motivados a cuidar dela. Acredito que esse plantio de árvores seja uma importante contribuição para a qualidade do ar e da vida em nossa cidade.
Roseli Brandolise
Itu |
|
 |
|
 |
Eleições: valorize o seu voto
No mês de outubro, nos 5.570 municípios do Brasil haverá eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Uma das grandes expressões da democracia é o voto. Portanto, ele é um instrumento importante de mudança. Votando é possível mostrar o que se quer, com representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem na vida de todos.
Lilian Lima Alves, de Itu, sabe bem disso. Além de votar, ela atua como mesária nas eleições. “Comecei em 2020 na pandemia, onde muitos mesários não poderiam estar presentes e achei que fazia sentido colaborar com esse momento tão importante para o nosso país. É um manifesto da nossa opinião e desejo de melhoria para a nação inteira”, comenta Lilian, que também atuará nas eleições deste ano. O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos. É facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.
Para mim, votar é a melhor forma de manifestação à qual podemos nos unir para analisarmos propostas e cobrarmos resultados. Por isso, como mesária, fico emocionada quando vejo as pessoas que não precisam votar, comparecendo às urnas e exercendo a cidadania.
Lilian Lima Alves
Itu |
|
|
|
 |
|
|
Conheça os colegas que acertaram a resposta da pergunta do Quiz de agosto e foram sorteados:
|

Jorge Ricardo Spicci
Araçatuba |

Ketulen Aguiar
São José do Rio Preto |

Hentony Deodato
São Manuel |
Você pode ser o próximo ganhador.
Assinale a opção correta abaixo, lembrando que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte!!
A pergunta é:
A Lapônia participará da Fenatran 2024 para receber os clientes e uma meta ousada de vendas de produtos e serviços. Quais?
A: Vendas de caminhões com plano de manutenção
B: Vendas de seguros
C: Vendas de cotas de consórcio
D: Todas as informações estão corretas

Participe e lembre-se que a resposta correta está numa das notas desta edição. Boa sorte! |
|
Quer fazer uma sugestão de pauta para o Conexão Lapônia?
Procure o representante do Conselho Editorial da sua unidade, são eles:
|

Alex Eugênio Araraquara |

Amanda Nabarrete
Itu |

Andressa Todero Itu |

Évelin Cristina
Itu
|

Felipe Mantovani Araraçatuba |

Marcos Monteiro Itu |

Mônica Teixeira
Ribeirão Preto |

Muriel Abatti Teodorio Itu |

Paulo Henrique Marcos Regente Feijó |

Rodrigo Martins
São Manuel |

Ronivaldo M. de Souza São José do Rio Preto |

Talissa de Almeida
Ourinhos |
|
|
Queremos saber, o que você achou do Conexão?
|
| Acesse aqui as edições anteriores |
|

|
|